O passo a passo para tirar o visto de entrada nos Estados Unidos

A isenção de necessidade de visto dada pelo governo brasileiro a países como o Canadá e Estados Unidos não mudou nada no sentido inverso, ou seja, os brasileiros ainda necessitam visto americano para viajar aos Estados Unidos. O DIÁRIO DO TURISMO, parceiro do PORTAL TURISMO TOTAL,  atendendo a vários leitores apresenta aqui um passo a passo de como tirar o visto de não imigrante, que inclui os vistos de turismo, estudante e de negócios:

  • Primeiro passo – Preencher o formulário
    Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link: https://ceac.state.gov/genniv/). As perguntas estão em inglês, mas, ao colocar o cursor em cima delas, aparece a tradução.

Dica: ao fim de cada pagina, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID” para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

Dúvidas sobre o preenchimento do formulário podem ser esclarecidas em http://travel.state.gov/visa/forms/forms_4230.html.

Tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (descrito no passo 1), com código de barras, e o número do passaporte.

Há casos em que é necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado, e outros  — como nas renovações — em que só é preciso ir ao CASV. O próprio sistema irá informar sobre isso.

Dica: no caso de ter que fazer as duas entrevistas, as visitas não podem ser agendadas para o mesmo dia. Fique atento porque a opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV, mas a entrevista no CASV tem que ocorrer primeiro. Por isso, escolha sempre para a ida Consulado uma data posterior à da ida ao CASV.

No meio do processo, você terá que pagar a taxa de solicitação do visto (US$ 160, no caso dos vistos de turismo e de negócios). Confira taxas para outros vistos em http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_fee_payment_options.

  • Terceiro passo – Ir ao CASV
    No dia agendado, vá ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Dica: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço.

  • Quarto passo – Ir ao Consulado
    No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *