O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, e o Museu de Serralves, no Porto, são os dois museus nacionais que estão incluídos na lista dos 100 mais visitados do mundo no ano passado, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte.
A informação é avançada pela Lusa, que cita os números divulgados pelo The Art Newspaper, que apurou que, em 2018, o Museu Berardo recebeu 998.831 visitantes, ficando na 79.ª posição do referido ranking, enquanto o Museu de Serralves (foto) recebeu 946.932 visitantes, número que o coloca na 84.ª posição da lista.
A lista inclui museus de todo o mundo e, além dos dois espaços portugueses, conta também com quatro museus brasileiros, nomeadamente o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, que está em 42.º lugar, com 1,3 milhões de visitantes, e o Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo, em 85.º lugar, com 931.980 visitantes.
Já o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, ficou no 92.º lugar, com 898.147 visitantes, enquanto o Centro Cultural do Banco do Brasil em Belo Horizonte ficou no 93.º lugar, com 893.772 visitantes.
Já o Top5 deste ranking é liderado pelo Museu do Louvre, em Paris, com 10,2 milhões de entradas, seguindo-se o Museu Nacional da China, em Pequim, com 8,6 milhões de visitas, e em terceiro o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com 6,9 milhões de visitantes contabilizados.
Já os Museus do Vaticano, em Roma, com 6,7 milhões de visitas no ano passado, ficaram na quarta posição, seguindo-se, em quinto lugar, a Tate Modern, em Londres, com 5,8 milhões de visitas. Fonte: Publituris