O secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, apresentou nesta terça-feira (23), em Brasília, as principais ações desenvolvidas pela Pasta nos primeiros 100 dias de governo para impulsionar o turismo brasileiro. Em palestra durante o XI Congresso Brasileiro de Convention & Visitor Bureaux (C&VBx), Nepomuceno falou a representantes de pelo menos 100 escritórios especializados na promoção e captação de negócios e eventos para os destinos.
Ele destacou a importância do segmento de eventos na geração de novas perspectivas ao turismo brasileiro. “Temos o desafio de posicionar o turismo no centro da agenda econômica e política do país. O turismo de eventos – através de feiras, congressos e exposições, entre outros tipos de negócios – contribui para a consolidação da atividade como segmento indutor do desenvolvimento regional, por meio da criação de oportunidades de negócios, empregos e renda para os destinos”, ressaltou.
Ele afirmou também que a promoção dos destinos, dentro e fora do país, em parceria com os C&VBx, tem impulsionado iniciativas de divulgação do turismo brasileiro. “Falar de promoção turística exige uma grande reflexão sobre inovação, competitividade e sobre como a tecnologia pode trabalhar a nosso favor. Se quisermos ser grandes, precisamos pensar juntos e acreditar no turismo como fator de desenvolvimento econômico”, destacou.
O secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, também participou do evento, ao lado do presidente do C&VB do Brasil, Márcio Santiago; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado Herculano Passos (SP); do presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira; e do ex-ministro do Turismo, deputado Max Beltrão (AL), entre outros parlamentares e representantes dos diversos segmentos do turismo.
*Fonte: Agência de Notícias do Turismo