Por Geraldo Gurgel e Vanessa Sampaio
A startup Dinneer.com é a única representante brasileira selecionada entre os 20 finalistas do Primeiro Concurso Global Startup de Turismo Gastronômico, realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O certame internacional registrou mais de 300 inscritos de 84 países, que foram avaliados por especialistas do setor de Viagens e Turismo.
A proposta da Dinneer.com é conectar pessoas em busca de experiências gastronômicas únicas, colocando à disposição, em uma plataforma online, 4 mil anfitriões apaixonados pela arte de cozinhar e de bem receber em 49 países – no Brasil, a iniciativa já chega a cerca de 300 cidades. Eles abrem as portas de suas casas para recepcionar pessoas que querem mais que um bom jantar ou uma refeição. O projeto passa, agora, para o rol dos que contribuem à inovação no turismo gastronômico no mundo.
Comida brasileira revela a “alma” do país. Na foto, o arroz de cuxá, prato típico da culinária nordestina. Foto: Roberto Castro/MTur
O conceito de economia compartilhada está em alta no setor, seguindo uma tendência mundial. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca a importância da gastronomia como ativo do turismo brasileiro. “Esse reconhecimento global revela a importância do empreendedorismo no turismo e estimula a inovação, trazendo soluções criativas para o setor. Mostra também que o turismo contribui para o desenvolvimento sustentável da economia, oferecendo experiências culturais ímpares, como a ideia de compartilhar um jantar, um piquenique ou um momento de gastronomia regional com anfitriões que têm o bem receber no DNA”, avalia.
A gastronomia brasileira é aprovada por 95% dos estrangeiros que visitam o país, segundo pesquisa de satisfação do turista estrangeiro realizada pelo Ministério do Turismo. “É um segmento dinâmico e criativo. Além de diversificar a oferta turística, a gastronomia é um diferencial competitivo, que promove os destinos e desenvolve a economia regional”, acrescenta.
Natural de Campo Grande (MS), o criador da plataforma online, Flávio Estevam, iniciou a startup em 2015 com objetivo de unir pessoas que amam cozinhar e receber visitas em casa. Aí estão também turistas à procura de experiências gastronômicas regionais e com a cara do Brasil.
Ele ressalta que um dos diferenciais do turismo do país é a gastronomia e que espera inspirar outros projetos que ajudem o Brasil a decolar no setor de Viagens. “Esse negócio nasceu no Brasil e pode ser até um exemplo para outros empreendedores criarem outras soluções de turismo que promovam impacto nacionalmente”, disse o idealizador que aproxima turistas e a cultura local através da gastronomia.
Além da possibilidade de jantar na casa de um morador local, existem milhares de brasileiros morando no exterior e promovendo a culinária brasileira lá fora. A plataforma tem também, por exemplo, baianos em São Paulo, mineiros em Alagoas, gaúchos no Rio de Janeiro e paraenses em Santa Catarina. Todos eles fazem de suas casas verdadeiras embaixadas gastronômicas regionais, onde revelam seus costumes, hábitos e valores culturais de seus estados de origem.
O personal chef Fábio Marques, de Brasília, é um dos anfitriões do Dinneer.com. Engenheiro de formação, mudou a rota da carreira durante um intercâmbio no exterior, e de lá pra cá se apaixonou pelo caminho da culinária. “É muito bom receber turistas que colocam a minha cozinha na rota deles”, comemora.
Chef Fábio Marques, de Brasília, está entre os anfitriões da plataforma. Na foto, ele prepara jantar tipicamente mineiro, que inclui pão de queijo recheado com carne suína. Crédito: Divulgação/MTur
SOBRE O CONCURSO
Participaram do concurso internacional startups de países de culinária renomada como Japão, Espanha, Israel, Itália, Singapura, Tailândia, Colômbia, República Checa, Ilhas Maurício e Líbano. O vencedor será anunciado no 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, de 2 a 3 de maio, em San Sebastián, na Espanha. O concurso da OMT é realizado em parceria com o Centro Culinário Basco.
A premiação é direcionada para o reconhecimento de soluções e novas tecnologias que integrem turismo e gastronomia, além de projetos de desenvolvimento do turismo baseados na comunidade. São iniciativas de software e projetos de sustentabilidade, voltados para a inovação, contribuindo para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para a ONU, o turismo é uma das alternativas para redução da pobreza no mundo. Fonte: Agência de Notícias do Turismo.