De quinta-feira a domingo (2 a 5 de maio) Praia do Forte vai respirar literatura. Nestes dias, acontece na cidade à primeira edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte – FLIPF. No evento, mesas literárias, contação de histórias, saraus, feiras de editoras baianas, experiências gráficas, Biblioteca móvel, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.
O primeiro dia da Festa Literária Internacional da Praia do Forte contará com três mesas literárias. A mesa de abertura do evento acontece às 11h com o tema Poesia na Canção e nomes como Antonio Cícero, Capinam e Jorge Portugal na mesa mediada pela curadora do evento, Alice Ruiz. A segunda do dia, às 14h, terá Ricardo Peruch, Maria Helena Pereira da Silva e mediação de Anderson Falcão falando sobre a Cultura Gráfica e suas expressões. Para fechar o primeiro dia do evento, Literatura Ambiental e a conservação marinha trará para o debate Paulo Lara, do Projeto Tamar e José Truda Palazzo Jr, do Instituto Baleia Jubarte, com mediação de Osmar Fernandes, da Editora Bambu.
Três Mesas Literárias animam o segundo dia da FLIPF, na sexta-feira, 03 de maio. Para começar o dia, às 10h, Auritha Tabajara e Antonio Barreto, com mediação de Maviael Melo, debatem sobre a Literatura de Cordel. O Poetry Slam é o tema da mesa das 14h, com Luiza Romão, Daniel Manchuni e Nagafya, com mediação de Nelson Maka. E a Crítica Literária será a última do dia, às 16h, com Ricardo Silverstrini e Noemi Jaffe, com mediação de Zulu Araújo.
O sábado, 4 de maio, será movimentado. O terceiro dia do evento trará debates entre o moderno e o tradicional no Espaço Baleia Jubarte. O dia começa às 10h com a mesa Literatura nas Redes, com Edgard Abbehusen, Ryane Leão e mediação da jornalista Malu Fontes. A segunda do dia traz a Prosa como tema e para debater Felipe Pena, José de Jesus Barreto e como mediadora Aninha Franco. Já a Poesia finaliza o dia das Mesas Literárias com a portuguesa Ana Vidal e a baiana Lívia Natália debatendo na mesa mediada por Estrela Leminski.
Para fechar a FLIPF o evento terá duas Mesas Literárias no domingo, dia 5 de maio. Na mesa sobre Literatura Infantil e a Contação de Histórias, que acontece às 10h, Sara Bertrand, Lilia Gramacho e Rafael Moraes vão contar com a mediação de Sálua Chequer. A última mesa do evento, às 14h, terá como tema O Mercado Editorial e a Biodiversidade, com Raquel Menezes, Leonardo Neto, Daniela Padilha e mediação de Valéria Pergentino.
O evento é uma iniciativa e realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, a FliPF conta com patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia, e apoios da Prefeitura de Mata de São João, Fundação Pedro Calmon, Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Turisforte, Associação de Pescadores e Comunidade da Praia do Forte, Tivoli, Via dos Corais, CLN Concessionária Litoral Norte, Bis Assessoria, AFDesign, TVE, Rádio Educadora FM, dentre outros, e tem a LDM como a livraria oficial.
SERVIÇO:
FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte
Período: De 02 a 05 de maio de 2019 (quinta-feira à domingo)
Onde: Espaço Baleia Jubarte
Endereço: Av. do Farol, 2907, Mata de São João – BA, 48287-000
Atividades: Mesas literárias, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, Biblioteca móvel, contações de histórias, slams e saraus, feira de editoras baianas, experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.
Local: Diversos espaços da Praia do Forte (Espaço Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Coreto da Vila, o Clube dos Pescadores, dentre outros.)