Turismo do Chocolate gera emprego e fortalece a economia baiana

O município de Ipiaú sediou até domingo (dia 5), a sexta edição da Agrocacau e quarta edição do Festival de Chocolate do Território Médio Rio das Contas. Os eventos visaram o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau e ampliação da visibilidade do chocolate de origem produzido na região. Mais de 10 empresas chocolateiras participaram da exposição de produtos.

O cacau dá origem ao delicioso chocolate produzido na região e exposto na Feira. Foto: Roberto Viana

 

Recepcionado pela prefeita Maria Mendonça, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, visitou a exposição na sexta-feira (dia 3), à noite, ao lado da deputada Lídice da Mata e deputados Joseildo Ramos e Eduardo Salles. Em rápido pronunciamento, durante a abertura oficial do evento, o secretário destacou a importância da associação entre o agro e o ecoturismo.

“Este segmento já ocupa lugar de destaque no cenário turístico baiano, motivando a presença do turista em busca de contato cada vez maior com a natureza. Fortalece a economia a gera empregos”, disse ele. “O turismo rural avança em razão do interesse crescente pela interação com a natureza a partir da convivência do dia-a-dia das propriedades, pela atividade agropecuária produtiva, assim como por riquezas culturais existentes, como o patrimônio arquitetônico rural, histórias regionais e saberes próprios da realidade local”, enfatizou.

A Agrocacau e o Festival de Chocolate do Território Médio Rio das Contas são organizados pela Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio de Contas (Aproc), Prefeitura Municipal de Ipiaú, Sindicato Rural de Ipiaú e Território Médio Rio das Contas (TMRC). A programação conjunta inclui palestras, debates, cursos, rodada de negócios e shows.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *