A PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) informa que a 26ª edição do Peru Travel Mart (PTM 2019) espera alcançar entre US$ 23,5 e US$ 25 milhões de impacto econômico no setor de turismo do Peru. O titular do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur), Edgar Vásquez, lançou oficialmente o importante evento, considerado o principal intercâmbio de negociação turística do Peru, que será realizado de 17 a 20 de maio, no Centro de Convenções Jockey, em Lima.
“O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do país, de modo que os setores público e privado devem continuar trabalhando de maneira articulada para que mais peruanos possam se beneficiar deste setor, diversificando a nossa oferta e mercados”, disse o ministro Edgar Vásquez.
Está prevista a participação de 161 empresas compradoras de 27 países, número que representa 30% a mais que o registrado em 2018, além dos 130 empresários peruanos convidados para o evento. “Dos 161 operadores turísticos registrados, 124 são novos participantes internacionais. Além disso, 61 correspondem ao segmento de luxo, 19 são de MICE (em português, sigla para Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras) e 11 são corporativos. Estimamos que serão realizadas mais ou menos 7.000 reuniões de trabalho”, destacou Carlos Canales, presidente da Canatur.
Este ano, estão sendo destacadas as oportunidades que a melhora na conectividade internacional e nacional oferece para impulsionar novos destinos que contam com melhor infraestrutura e serviços para visitantes que viajam a dois, sozinhos ou em grupos de amigos. Esta nova edição do Peru Travel Mart é organizada pela PROMPERÚ e pela Câmara Nacional de Turismo (CANATUR), com o apoio do Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur) e os Escritórios Comerciais do Peru no Exterior (OCEX).
ATIVIDADES PARALELAS
Dentro do PTM 2019 serão realizados rodada de negócios, Speed Networking, viagens de familiarização, tours educacionais e seminários de capacitação sobre turismo comunitário e sobre a rota norte amazônica, com o objetivo de diversificar a oferta de destinos, fortalecendo o conhecimento dos mesmos no canal comercial internacional.
FORTE INTERESSE PELO PERU
Entre as atividades do PTM 2019, se destacam as viagens de familiarização e educacionais pelo Peru. Mais de 70 operadoras de turismo dos principais países emissores de turistas ao país incluíram os destinos turísticos peruanos em seus radares e vão percorrer nove regiões do Peru para impulsionar sua comercialização turística no exterior.
Empresários do Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, México, Colômbia e Chile – países que contribuíram com mais da metade dos turistas internacionais que entraram no Peru em 2018 – visitarão as regiões de Amazonas, Arequipa, Cusco, Iquitos, La Libertad, Lambayeque e Lima. Da mesma forma, viagens educacionais serão realizadas para novos destinos culturais como Caral, Kuélap, Rota Moche e Cusco; e destinos de natureza, como Paracas, Iquitos, Puerto Maldonado e as áreas naturais protegidas pelo governo peruano e administrados pelo SERNANP, e que representam 17% do território nacional peruano.
O Escritório Comercial do Peru em São Paulo vem trabalhando ativamente na promoção do Peru Travel Mart, convocando empresas brasileiras a participarem do evento. Este ano, 14 operadoras de turismo brasileiras (nove de São Paulo; uma de Campinas; uma do Rio de Janeiro, uma da Bahia; e duas do Rio Grande do Sul) viajarão pela primeira vez ao Peru e participarão do PTM 2019. Dessas 14, oito são especializadas também no segmento MICE, interessadas em conhecer a oferta hoteleira de Lima e conversar com as melhores operadoras receptivas peruanas. As empresas brasileiras são: Alcance Operadora, Escapadas Online, Soul Traveler Turismo, LTN Brasil, Mark Up, Nobilis Viagens, Venturas, Eventesse, TGK Operadora, Tristar Turismo, RZ Turismo, D.Tabuso Turismo Ltda., Desviantes, e Mondiale by Ancoradouro.
NÚMEROS DO TURISMO DO PERU
O turismo é uma das principais atividades econômicas do Peru, correspondendo a 3,9% do PIB nacional e gera mais de 1,4 milhões de empregos na ampla cadeia produtiva – especialmente PME (Pequenas e Médias Empresas) -, beneficiando diretamente as regiões visitadas e empoderando a força de trabalho feminina.
Mais informações sobre o PTM 2019: https://www.perutravelmart.com.pe/es
Sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/