Escolha do Brasil como destino cresce após isenção de vistos

Resultado de imagem para isenção de vistos brasilA isenção de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá, assinada em 18 de março deste ano pelo governo federal, já apresenta os primeiros resultados positivos para o setor de viagens no Brasil.

Dados divulgados pela Amadeus revelam que houve uma alta expressiva no número de reservas em destinos brasileiros efetuadas por turistas dos quatro países. As reservas de norte-americanos para o País aumentaram 53% para viagens em junho e 97% em julho, em comparação aos mesmos meses do ano passado.

O crescimento das reservas com origem no Canadá foi ainda mais forte para os meses de junho, julho e agosto: 58%, 86% e 135%, respectivamente. Por ter historicamente menos reservas que os Estados Unidos com destino ao Brasil, o Canadá representa menor crescimento em número absoluto de compras, embora proporcionalmente tenha acelerado mais.

Austrália e Canadá também apresentaram crescimento: os australianos com 13% para junho e 32% para julho, enquanto o crescimento dos japoneses foi de 150% para junho, 37% para julho e 60% para agosto. O Japão participará como convidado da Copa América no Brasil, que começa em junho, o que tende a explicar o desempenho destacado desse mês para esse público.

A ferramenta Destination Insight da Amadeus também calculou as buscas (intenção de compra) dos visitantes. No caso dos norte-americanos, elas cresceram 58% em março e 76% nos dados prévios de abril, no comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados mostram ainda que as pesquisas dos Estados Unidos pelo Brasil como destino turístico aumentaram cerca de 31% por dia após o anúncio da isenção de visto. Em abril, o crescimento foi de 76% e em março, de 58%. No Canadá e na Austrália, as pesquisas, em abril, cresceram 37% e 36%, respectivamente, e no mês de março, 44% e 53%, respectivamente.

A dispensa do documento para entrada no Brasil passa a valer em 17 de junho e visa ampliar o número de visitantes estrangeiros, gerando divisas e criando empregos no País. A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

“A OMT estima que medidas de facilitação de visto podem ampliar em 25% o fluxo de turistas nos países que adotam a prática, mas nós queremos mais do que isso. Estamos dando o primeiro passo para a abertura estratégica do Brasil e, em menos de 30 dias, os números mostram que a iniciativa é uma medida acertada. Chegou a hora de o País desatar os nós e aproveitar todo o seu potencial turístico”, defende o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.

O Ministério do Turismo e a Embratur preparam uma campanha de divulgação sobre a isenção de vistos nos quatro países beneficiados. O trabalho envolve ações digitais, de relações públicas e de publicidade, com o objetivo de reforçar a divulgação da medida aos países beneficiados.

O presidente da Embratur, Leônidas Oliveira, salienta os impactos positivos na economia nacional nos próximos meses. “Ações de desburocratização e estímulo à entrada de mais turistas estrangeiros movimentam nossa economia, promovem a abertura internacional do Brasil e reposicionam o País no mercado turístico mundial”, garante. Fonte: Panrotas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *