Por Nelson Rocha e Lenilde Pacheco
A palestra sob o tema “Planejamento de Ações da Setur-2019” proferida na manhã desta terça-feira, 14, pelo Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, durante reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio-BA, foi por demais “positiva” na avaliação dos representantes do trade turístico presentes ao evento, realizado na Casa do Comércio, em Salvador.
Aberto pelo presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, e mediado por José Manoel Garrido, Coordenador da CET-BA, o encontro de trabalho reuniu mais de 50 presenças expressivas de lideranças de entidades que atuam no segmento turístico e durou cerca de duas horas.
Na oportunidade, o convidado que tem apenas cerca de 90 dias à frente da pasta exibiu vídeos, falou de metas traçadas, estatísticas, ações planejadas para fazer a atividade turística baiana crescer ao longo dos próximos anos e respondeu a uma série de questões. No final, a plateia aplaudiu e aprovou a explanação e esclarecimentos do convidado.
“Excelente. Mais de duas horas de explanação, muitos planos e esperamos que sejam todos exitosos. Falou da infraestrutura, do planejamento de mídia, do Prodetur que agora vai sair do papel, das ações do interior, da roteirização, inauguração de aeroportos, da nova rodoviária. Ele deu uma explanação não só do setor dele, mas também da infraestrutura do estado, que na verdade está correlacionado ao turismo. Nós achamos que foi uma exposição boa, excelente e esperamos que ele possa realmente concluir essas ações. Logicamente enfrenta um orçamento muito pífio, na verdade, mas com criatividade e convencimento ao governador do estado, eu acho que ele vai conseguir fazer um bom trabalho”, declarou Manoel Garrido ao fim do encontro.
“A apresentação dele foi muito boa. Ele é uma pessoa que tem agilidade de pensamento e agilidade de ação também. Acho que até coisas que nós pleiteamos no primeiro encontro com o Conselho Baiano de Turismo já foram postas em prática. Nós estamos muito otimistas com a postura do novo secretário de Turismo da Bahia. A expectativa é muito grande”, declarou a presidente da ABAV-Ba, Maria Angela de Carvalho.
Na opinião de Roberto Duran, presidente do Salvador Destination e do Conselho Baiano de Turismo, o secretário Fausto Franco foi “muito feliz com tudo que ele trouxe. Esclareceu algumas dúvidas e anseios do mercado e eu só espero que o nosso governador realmente compreenda a mensagem dele, que realmente introspecte e realmente transforme o turismo numa prioridade do seu governo. Enquanto ele não fizer isto solução não teremos, apesar da boa vontade do nosso secretário e de todo empenho que está tendo em conduzir a sua pasta.
A comunicação do secretário com o trade é “de suma importância” na opinião de Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA. “Ainda mais falando algumas coisas positivas, as ações que ele pretende fazer, o que ele já fez nesses três meses. Essa mudança da promoção do destino Bahia ser da responsabilidade da Setur já foi uma grande coisa e a gente espera que ele consiga mais coisas ainda para o nosso estado, pra Salvador. Ele é jovem, tá com vontade de fazer e vai fazer, nós acreditamos nisto”, considerou o líder do setor hoteleiro baiano.
O jornalista Gorgônio Loureiro, presidente da Abrajet-Ba, também considerou “uma boa explanação” do Secretário Fausto Franco. “Ele trouxe um esboço de um planejamento pra o turismo. Falou muito claramente, muito abertamente sobre as dificuldades que hoje a Setur tem, que o turismo da Bahia enfrenta e a forma que ele vai enfrentar estas dificuldades. Foi claro, sincero e demonstrou boa vontade. Vamos ver entre o falar e fazer a diferença que vai ter”.
Júlio Ribas, executivo da Vinci Airports, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Salvador, foi mais um dos presentes que avaliou a palestra como “bastante ampla e educativa, para as pessoas conhecerem. Todo bom gestor deve ser transparente sobre as suas atividades e ele está sendo. É óbvio que todo mundo está aguardando os resultados, mas isto é o tempo que define. Mas ele está executando o primeiro passo importante que é deixar bem claro qual é o objetivo dele. Muito positivo, um ótimo comunicador ele”.
Após a explanação, o tempo foi reservado para um debate entre Fausto Franco e as lideranças do setor. Ao final, ele foi saudado pela maioria pelo bom desempenho durante a sabatina. Ciente da reação positiva do trade turístico com a sua palestra, o secretário Fausto Franco comentou:
“Eu acho bacana. Acho que dialogar é uma coisa que eu não vou abrir mão, está nas minhas primícias e é importante estar com pessoas que pensam, gostam e respiram turismo. O turismo que é tão importante para a nossa economia, mas é algo também de grande complexidade. Importante eles verem que em menos de três meses eu não só já estou me entendendo, mas podendo fazer ações que estão sendo demandadas ao longo do ano. O estado é muito grande e eu tenho que olhar o estado como um todo, não somente a capital. Achei de muito valia este encontro aqui hoje”.
Apresentação do plano de ações
Durante a reunião da CET-BA, o secretário estadual Fausto Franco apresentou o plano de ações para o desenvolvimento do setor. Ele enfatizou os trabalhos em andamento para promoção das zonas turísticas baianas, como a presença da Bahia em feiras nacionais e internacionais. Este ano, a Setur incorporou a Diretoria de Promoções, que até então funcionava na Bahiatursa, e intensificou a promoção do destino nos principais mercados emissores internacionais, principalmente, Argentina, Paraguai, Chile, Espanha, França, Estados Unidos, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, pontuou.
As ações voltadas para ampliação da conectividade aérea também ganharam destaque. Fausto Franco falou sobre medidas para reduzir efeitos causados pela redução de voos da Avianca e atrair turistas. “O governo estadual atua para ampliar o número de voos regulares regionais, nacionais e internacionais, bem como charters e low cost”, salientou.
Ele mencionou estudos para ampliação de incentivos fiscais e estratégias para atração de novos voos. Entre as medidas práticas já em andamento, citou um protocolo de intenções assinado com a TAP, para implantação do programa stopover na Bahia. A meta é fortalecer a atividade turística ao permitir que o passageiro viaje para mais destinos pelo preço de um.
Obras de infraestrutura também foram detalhadas durante a explanação. Fausto Franco afirmou que uma de suas estratégias é a que o coloca mais próximo dos municípios e zonas turísticas. Desde que assumiu a Setur, em fevereiro, esteve nas Costas do Descobrimento, do Cacau e do Dendê. Tem programadas visitas à Chapada Diamantina, Caminhos do Oeste (município de Luís Eduardo Magalhães) e Costa das Baleias (Teixeira de Freitas). Demandas apresentadas pelos municípios começaram a ser atendidas.
Para o fortalecimento de novos produtos, o secretário detalhou ações no turismo cultural, de mergulho, religioso, náutico, esportivo e etno-turismo, dentre outros.
Fotos: Tatiana Azeviche