No ano passado, 510 mil brasileiros viajaram em cruzeiros por todo o mundo, 15% a mais do que em 2017, segundo levantamento da Clia Global. Cerca de 315 mil embarques tiveram como destino a costa brasileira e toda a América do Sul, continente que teve 13% vendas a mais que no ano anterior. O público, que em geral prefere viagens de até 7 dias, tem em média 44 anos.
Entre os destinos internacionais mais procurados, estava o Caribe (com 111 passageiros) e a Europa (49 mil), dividida entre Mediterrâneo Central e Ocidental (21 mil), Leste do Mediterrâneo, (17 mil), países Bálticos, (5 mil) e Norte da Europa (6 mil pessoas).
Os navios de travessia receberam 22 mil pessoas no período, África e Oriente Médio 4,5 mil e a região do Alasca 3 mil, o que representa uma tendência na busca por itinerários exóticos. “A pequena melhora na economia surte um grande impacto na demanda de cruzeiristas, tanto que devemos crescer dois dígitos na temporada que acabou em abril, e para 2019/2020, a oferta vai crescer e deve chegar a 530 mil leitos”, conta Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil. Fonte: Panrotas.