Setur-Ba e Internacional Travessias discutem atendimento do ferry-boat a baianos e turistas 

 

 

Por Eduardo Bastos

Durante encontro com o diretor da Internacional Travessias Salvador (ITS), José Magalhães, nesta segunda-feira (20), o secretário estadual Fausto Franco (Turismo) analisou o serviço e as perspectivas de atendimento cada vez mais eficiente aos turistas e usuários do sistema ferry-boat, entre Salvador e a Ilha de Itaparica.

Questões como a operação nos feriados de Corpus Christi e São João; a possibilidade de ampliação do número de embarcações (hoje a frota é composta de sete barcos, sendo que dois se encontram em manutenção); estruturação do terminal de passageiros, segurança e atendimento médico foram discutidas durante o encontro.

Importante meio de transporte para a movimentação de turistas entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica, o ferry (foto)também contribui para encurtar o tempo de viagem para municípios como Ilhéus, Itacaré e cidades do Recôncavo, como Nazaré e Santo Antônio de Jesus. “Prestar um bom serviço é fundamental para que os turistas e baianos usufruam de conforto e segurança”, afirmou Fausto Franco.

Para o feriado de São João, a previsão é que os sete ferries estejam em operação. “Uma das embarcações que se encontram em manutenção deve voltar a funcionar no final desta semana, e a outra, a partir de 7 de junho”, revelou o diretor da ITS, José Magalhães.

Frota 

Dos sete barcos em operação hoje no sistema ferry-boat, o Zumbi dos Palmares e o Dorival Caymmi são os de maior capacidade: o primeiro transporta 1.088 passageiros e 130 veículos, e o segundo 988 passageiros e 120 veículos. Outros, como o Maria Bethânia e o Rio Paraguaçu, têm capacidade para 800 passageiros e 45 veículos.

O funcionamento do sistema em dias normais vai das 5h às 22h, com saídas de meia em meia hora, e uma última operação às 23h30.

Em 2018, a ITS transportou cerca de 5 milhões de passageiros, informou a coordenadora de Arrecadação da ITS, Zelita Carmo, que também participou da reunião de hoje, na Setur, juntamente com o coordenador de Operações, Emerson Araújo.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *