Novas tecnologias são discutidas no Congresso de Guias de Turismo na Bahia

Por Lenilde Pacheco, Ana Paula Cabral e Redação

O desafio de aliar as novas tecnologias ao trabalho realizado por guias de turismo, a fim de obter ganhos profissionais qualitativos, foi um dos aspectos abordados pelo secretário estadual Fausto Franco (Turismo), durante apresentação feita, nesta quinta-feira (23), no Congresso Brasileiro de Guias de Turismo.

Recepcionado pela presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, Silvana Rós, Fausto Franco dirigiu-se a uma plateia de 600 profissionais vindos de todo o País.

O secretário Fausto Franco  falou para a platéia atenta do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. Foto:Tatiana Azeviche

Ele propôs que a categoria esteja atenta à necessidade de atualização permanente e à roteirização que valorize história e cultura, dentre outros diferenciais. “Com sorriso, conhecimento e profissionalismo seremos únicos na oferta de um serviço seguro e ajustado à demanda”, enfatizou.

O secretário prosseguiu explicando que esta é a filosofia do projeto Guias e Monitores da Setur-BA, realizado desde 2008. No Carnaval de 2019, por exemplo, foram prestados 142 mil atendimentos por 220 profissionais treinados para recepcionar visitantes em Salvador, Porto Seguro, Itacaré e Praia do Forte. “Devemos aliar as tecnologias ao atendimento de excelência”, disse.

Ele apresentou também uma síntese das estratégias e ações prioritárias previstas no plano de desenvolvimento da atividade turística na Bahia. Mostrou que a Setur atua com foco nos principais mercados emissores (Argentina, Colômbia, Espanha, França, Suíça, Estados Unidos, Chile, Portugal, Itália, Alemanha e Paraguai).

Fausto Franco destacou ainda o trabalho voltado para a ampliação da conectividade aérea. A Setur busca ampliação do número de voos regulares, bem como charters e low cost para intensificar o turismo e sua representação na economia do Estado, afirmou. O congresso segue até domingo (26), em Salvador.

 Abertura oficial

A solenidade de abertura do Congresso foi aplaudida pela presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, Silvana Rós, na foto entre os integrantes da  mesa oficial do evento. Crédito: Divulgação.

 

A Bahia sedia a 39ª edição do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR), aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (22), no Pestana Convento do Carmo, em Salvador, com a presença do subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinôco, do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Kriger, entre outras autoridades e profissionais de todo o país que participam do evento. Pronunciamentos, desfile das bandeiras dos estados participantes, apresentação de banda de percussão e show do cantor e compositor baiano Gerônimo constaram da programação da noite de abertura.

Durante a cerimônia de abertura, Benedito Braga destacou a importância da escolha da Bahia para sediar o congresso, cujo tema é “Guias de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras”.

“Receber esse evento é também divulgar a Bahia junto a profissionais de turismo qualificados, que buscam estar sempre atentos às riquezas históricas, culturais e naturais, a fim de proporcionar boas experiências aos turistas”, disse Braga.

O congresso segue até domingo (26) e, além de discutir assuntos importantes para os guias de turismo, proporciona também a vivência em algumas das principais localidades turísticas de Salvador e entorno, como as ilhas dos Frades e de Itaparica, Praia do Forte, Guarajuba e Morro de São Paulo.

A Setur-BA realiza receptivo especial, com uma baiana tipicamente trajada e distribuição de fitinhas do Bonfim , além de profissionais que divulgam atrativos das 13 zonas turísticas do Estado.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *