Lideranças da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) na Bahia reuniram-se com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, nesta segunda-feira (27), para discutir as prioridades do segmento. O objetivo comum é o de intensificar a atividade turística e ampliar a participação do setor na economia do Estado.
Os representantes das agências de viagem apresentaram sugestões para fortalecer o destino Bahia, dentre elas, intensificar a promoção das zonas turísticas; consolidar informações em site promocional; e desenvolver projetos de incentivo à atividade turística dentro na própria Bahia. Pesquisas mostram o maior percentual (51%) de turistas é de baianos visitando o Estado.
A ampliação da conectividade aérea foi um dos itens apontados pela Abav como medida essencial ao crescimento do turismo. A interligação entre os aeroportos regionais foi sugerida para incrementar a presença dos visitantes nos municípios turísticos. O secretário disse que o governo tem atuado de forma agressiva na busca de maior número de voos regulares regionais, nacionais e internacionais, bem como charters e low cost.
A perspectiva de expansão do Turismo Religioso na Bahia foi discutida com observações sobre a necessidade de infraestrutura e qualidade nos serviços de atendimento ao visitante. Participaram da reunião a presidente da Abav-BA, Ângela Carvalho; o vice-presidente, Jorge Pinto; os conselheiros Pedro Costa, Jean Paul Gonze, Luiz Augusto Leão e Victor Abdon, assim como diversos associados, além do superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila.