O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve ontem (29), na sede da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília, para a apresentação de Gilson Machado Neto, o novo presidente do instituto ao trade turístico nacional. Na ocasião, ambos discursaram sobre o potencial do turismo brasileiro e como o setor pode ser uma saída rentável para a recuperação da economia.
Em sua fala, Bolsonaro aproveitou para destacar as belezas do País e o potencial que o Brasil possui para se realizar a atividade turística, bem como a necessidade de buscar avanços e caminhar para um cenário com menos entraves para investimentos. “Nós temos tudo para, via o turismo, ajudar a economia. Se depender da minha caneta, de um decreto, estarei à disposição do progresso e do meu País”.
Sobre a escolha de Gilson Machado Neto para comandar a Embratur, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de ressaltar o perfil técnico e competente da nova liderança e a necessidade de renovar a visão do setor. “Se lá atrás Santos Dumont não ousasse, ninguém voaria. Se Jacques Cousteau não ousasse, não teríamos o mergulho como é possível hoje. Estamos ousando com Gilson, um homem de palavra fácil, fala a linguagem do povo”, declarou Bolsonaro. “Seu currículo e sua vivência ajudarão a superar qualquer dificuldade que possa ter e fará da Embratur motivo de orgulho”, completou o presidente da República.
O pernambucano Gilson Machado Neto fez também um discurso eloquente, em favor do setor e ressaltando o valor da instituição e dos servidores. Disse também que vai trabalhar para a transformação da Embratur em agência, para que o Brasil ganhe competitividade junto ao mercado internacional. “A transformação da Embratur em agência é uma das minhas prioridades. Vamos buscar a captação de recursos para realizar um trabalho de promoção mais efetivo”, declarou o presidente da Embratur. “Se depender dos nossos esforços, muita coisa vai mudar de fato aqui na Embratur. Vamos valorizar o trade interno, que é a nossa base de sustentação econômica”, declarou o presidente da Embratur durante a cerimônia”, completou.
Gilson Machado Neto reforçou a necessidade de tratar o turismo como uma atividade econômica e de transformação social ao falarsobre como será sua gestão à frente do Instituto: “aqui não só estará o presidente desta Casa (Embratur), mas um patriota lutando por dias melhores para a sua gente. Acredito no turismo como um elo para alavancar a nossa economia”.
O evento contou também com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do secretário de Assuntos Fundiários, Luiz Nabhan Garcia, do deputado federal Newton Cardoso, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, do deputado federal Daniel Coelho, da Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, do Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Linhares, entre outras autoridades e lideranças da cadeia produtiva do turismo.