A temporada de neve na América do Sul está chegando e os brasileiros que ainda não programaram suas viagens já devem ficar de olho nas novidades. O Chile, por exemplo, que dispõe de várias opções na região, já preparou algumas novidades. E, além disso, tem datas confirmadas para esta temporada.
A seguir, confira as novidades e datas de início e término de temporada das estações chilenas.
Antillanca
Antillanca, além de ser uma das principais estações de esqui do Sul do Chile, ainda tem outro diferencial: fica localizado na encosta de um dos mais belos vulcões do país, o Casablanca. A 98 quilômetros da cidade de Osorno, o Centro de Esqui tem como destaque a possibilidade de prática do esporte de inverno fora das pistas tradicionais.
A geografia do vulcão permite que esquiadores experientes descubram novos locais com bons declives para descidas extremas, em uma área conhecida como uma das mais radicais do país para snowboard.
Corralco
Com uma altitude de 2,3 mil metros, e em meio a uma floresta de araucárias de mais de mil anos, fica o centro de esqui de Corralco. São 31 pistas e o ponto alto de lá é a qualidade da neve (considerada uma das melhores para esquiadores experientes). Além disso, há a exclusividade: o local conta com pistas menos cheias, o que possibilita uma melhor experiência.
Para este ano, a estação anunciou que estreará seu sétimo teleférico, ao lado do elevador Cornice, que atualmente leva os visitantes de sua base ao meio da montanha. A temporada deste ano, aliás, vai de 22 de junho a 13 de outubro.
El Colorado
El Colorado, estação de esqui que completou 70 anos em 2018, é uma das principais do circuito de centros de inverno nos arredores de Santiago – cerca de 50 quilômetros da cidade. Dentre as novidades para este ano destaca-se a abertura de uma nova pista, voltada aos esquiadores mais experientes – com extensão de 2,5 mil metros.
Ela, aliás, é voltada para equipes de treinamento, mas também pode ser utilizado pelos clientes da estação durante a temporada de inverno. Contudo, por conta das condições climáticas, a estação está sem data de abertura e encerramento da temporada.
Farrellones
Assim como El Colorado, Farellones ainda não definiu as datas de abertura e encerramento por conta das condições climáticas. Apesar disso, a estação se destaca por se posicionar como um centro de entretenimento na neve para toda família com todos os tipos de atrações. Não sendo, assim, um local exclusivamente para a prática de esqui e snowboard.
Além disso, distante a cerca de 45 quilômetros de Santiago, o local é ideal para famílias com crianças, especialmente aqueles que querem ter uma ótima experiência no primeiro contato com a neve, já que diversas atividades são oferecidas no local.
La Parva
Junto de um pitoresco vilarejo no meio da neve da Cordilheira dos Andes, La Parva tem uma história curiosa: foi construído originalmente como um refúgio para guerras, mas posteriormente tornou-se um dos centros de esqui mais no Chile. A proximidade de Santiago (cerca de 50 quilômetros) ajuda em sua popularidade, além de suas 40 pistas de todos os níveis – iniciantes a partir de três anos podem fazer aula por lá.
É na escola do centro, chamada Golondrinas, que fica a principal novidade da estação para este ano: renovado, o espaço passou a contar com um novo centro para turistas, permitindo aos visitantes alugar equipamentos, adquirir passes e escolher as aulas que farão em um único lugar.
Um novo restaurante faz parte ainda das mudanças para este ano, enquanto os shows noturnos de fogos de artifício e as descidas com tochas durante a noite, que criam um belo espetáculo luminoso, continuam como tradição do La Parva. Também por causa das condições climáticas, as datas ainda deverão ser definidas.
Nevados de Chillán
Entre 28 de junho e 30 de setembro, o Centro de Esqui Nevados de Chillán deverá atrair muitos visitantes. O local é conhecido mundialmente pela excelente qualidade de sua neve e particularmente pela beleza de seus arredores.
Os destaques incluem fontes termais vulcânicas, grandes extensões de mata nativa e uma vista panorâmica de neve e montanhas. Possui uma área de esqui de dez mil hectares, adequada para todos os tipos de esportes de inverno – além de esqui, snowmobile, randonnée, passeios de trenó e cross country são praticados por lá. São mais de 30 pistas, incluindo a Três Marias, a mais longa da América do Sul, com 13 km de extensão.
A grande novidade de lá para este ano é a reabertura do Grand Hotel Thermas de Chillán, empreendimento de alto luxo que desde o ano passado passa por uma longa reforma de todos os seus ambientes, que foram totalmente repaginados. Ainda não se tem muitos detalhes de como o icônico hotel ficará, sendo garantido apenas que ele deve reabrir em junho.
Portillo
Localizado a pouco mais de 150 quilômetros de Santiago, no coração da Cordilheira de Los Andes, Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul. A estação, que fica na beira do belo Lago del Inca, conta com quatro hotéis de diferentes as categorias e tem como destaque uma piscina aquecida ao ar livre com vista para as belas montanhas andinas.
A novidade para este ano, cuja temporada se estenderá de 22 de junho a 5 de outubro, são as 25 novas máquinas automáticas de fabricação em neve. Elas atenderão no total dez hectares e nove pistas (na última temporada os equipamentos cobriam apenas parte de três pistas).
Isso deve assegurar as boas condições para o esqui do início ao fim da temporada. Melhorias foram feitas também no Hotel Portillo, o de mais alto padrão do local – os apartamentos familiares dos 3º, 4º e 5º andares acabam de ser renovados e estão com nova decoração.
Valle Nevado
Dono da maior área esquiável do hemisfério sul, dividida em 34 pistas, e maior centro de esqui do Chile, o Valle Nevado é hoje uma das estações preferidas dos brasileiros para curtir o inverno na neve. Somente na temporada de 2018, 15% de todos os visitantes eram brasileiros (45 mil).
De novidade para a temporada deste ano – que vai de 21 de junho a 27 de setembro, o Valle Nevado anunciou, além das já tradicionais aulas de esqui e snowboard, oferecerá também caminhadas com raquetes de neve e aulas de randonnée, espécie de marcha na neve, com instrutores qualificados e bilíngues.
No longo prazo, a estação já anunciou que deve estrear seu Bike Park em dezembro, aproveitando o terreno e o design de suas pistas também durante o verão – o Valle Nevado passará a ficar aberto no ano inteiro e será um destino não só de esqui, mas também de diversas modalidades de ciclismo. Fonte: Brasilturis.