Por Rafael Massadar
A secretária de Estado de Turismo de Portugal Ana Mendes Godinho ressaltou a importância do mercado brasileiro para o turismo de seu país durante a abertura do Portugal 360, no Rio de Janeiro, na manhã da última quinta-feira (6). Segundo ela, o evento, que se consolida como um dos maiores de promoção no exterior, é uma oportunidade para mostrar como a nação se reinventa aos olhos do mundo de forma vibrante e criativa.
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado de Turismo de Portugal, na abertura do Portugal 360
“De janeiro a março deste ano, as receitas do mercado brasileiro cresceram 13,4% em comparação com o mesmo período de 2018. Quanto o número de turistas, o acréscimo foi de 8%. Portanto, o Brasil continua como um mercado estratégico para o turismo português devido ao seu enorme potencial de crescimento”, afirma Ana Mendes Godinho.
A titular da pasta do turismo português lembra que muitos do brasileiros que viajaram para Portugal recententemente abriram novos negócios, em especial na aérea de inovação, e efetuaram compras de imóveis. “Há ainda aqueles que vão estudar. Atualmente, são mais de 12 mil estudantes brasileiros em nossas universidades. Em relação a obtenção de imóveis, o brasileiro é o segundo mercado mundial”, destaca a secretária de Estado de Turismo de Portugal.
Ana Mendes Godinho explicou ainda que esses números ajudam o setor que representa atualmente 18,6% das exportações e 13,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, de acordo com Ana Mendes Godinho há muito a fazer em termos de sustentabilidade ambiental. “Já fomos considerados o destino mais sustentável da Europa este ano, mas tem de ser um trabalho em contínuo, e há muitíssimo a fazer”, diz.
Fonte: Brasilturis