Por Luís Canto
Destino de sonho é título para muitos, mas para poucos será pelos mesmos motivos que o Egito, onde há cinco mil anos prosperou uma civilização que ainda hoje fascina, com pirâmides, templos, múmias… Mas há mais para descobrir, de mota no deserto ou com barbatanas no Mar Vermelho.
Esta viagem começa no Cairo, capital do país, uma cidade onde vivem 20 milhões de pessoas, mais ou menos o dobro dos habitantes de Portugal.
Uma mega cidade onde as buzinas dos carros e das motos nunca param, onde há hotéis de luxo que brilham à noite sobre o Nilo, mas também existem subúrbios onde as casas, embora habitadas, parecem estar em construção.
Entre os contrastes do Cairo visitamos os incontornáveis legados da cultura faraônica, que são as Pirâmides de Gizé, a Esfinge e o Museu Egípcio, patrimônio com quatro mil anos, provas físicas do quão avançada era a civilização do antigo Egito.
Há oportunidade ainda para conhecer o Cairo Copta, a zona da cidade onde estão as igrejas, o bairro da segunda maior religião de um país quase 90% muçulmano.
Luxor é a paragem seguinte, outra viagem ao tempo dos faraós, com uma visita ao imenso Complexo de Karnak e aos seus dois quilômetros quadrados de área ocupada por colunas e paredes forradas a hieróglifos.
Ainda em Luxor fazemos um passeio pelo Vale dos Reis, onde estão dezenas de túmulos subterrâneos construídos para faraós, longos corredores e câmaras funerárias com paredes e tetos decorados.
Para terminar a viagem da melhor forma, o último destino é Hurghada: primeiro à descoberta dos corais e dos peixes coloridos no Mar Vermelho e depois a toda a velocidade no deserto, em moto4. Fonte: Presstur.
Para continuar a ler clique: