Região Norte de Portugal amplia estrutura hoteleira para receber mais turistas

 

Cinquenta hotéis de diversas redes receberam licença para começar a construir na região Norte de Portugal nos próximos anos. Com isso, serão disponibilizamos mais de 5.500 novos leitos, distribuídos em hotéis de categorias que variam de 2 a 5 estrelas.

A construção desta infraestrutura chega na esteira da ampliação da oferta de voos diretos para a segunda maior cidade de Portugal. Na primeira semana de junho, a companhia área Azul passou a oferecer três voos semanais saindo de Campinas, sem escalas, para o Porto. A partir de julho, será a vez dos aviões da Emirates partirem de Dubai para aterrissar no aeroporto Francisco Sá Carneiro, quatro vezes por semana.

Em visita ao Brasil, o diretor- executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), Rui Pedro Gonçalves, comemora este momento e afirma que ainda há muito a ser explorado do ponto de vista turístico na região.
“Em média, um turista brasileiro passa 5,2 noites na região Norte de Portugal e gasta, em média, três mil reais no período de estadia, sem contar com o alojamento e viagens.  Queremos mostrar que temos roteiros diversificados que podem fazer esse período médio aumentar para oito noites. Nosso objetivo é que os visitantes tenham boas lembranças e muitos motivos para voltar, além de indicar a região para os amigos e familiares”, comenta.

Recebendo dois milhões de turistas estrangeiros anualmente, a meta é ampliar o número de visitantes em, pelo menos, 20% até 2024. Em 2018, a região Norte de Portugal já apresentou um crescimento turístico de 8% em relação a 2017.

A cidade do Porto, situada à beira do Rio Douro, é um dos destinos mais visitados em Portugal. Foto: Pixabay

Turismo de Negócios 

O turismo de negócios também é outro foco da ATP. A chegada de grandes empresas impulsionou a economia da região e atrai empresários e profissionais de diversos segmentos interessados em oferecer produtos e serviços complementares.

“A instalação da BNP Paribas foi considerada a maior operação de arrendamento do Grande Porto. Temos muitas empresas que chegam à região para atividades de pesquisa e desenvolvimento atraídas pelas muitas vantagens oferecidas, incluindo preços competitivos para locação ou aquisição de escritórios novos e modernos, além de mão de obra extremamente qualificada, com profissionais formados pelas melhores universidades do país”, explica Rui Pedro.

Há outros grandes grupos atuando na região, como a BoschCar, que produz sistemas de entretenimento e informação para a BMW, Renault, Audi e Nissan; a BMW e a Critical Software, que anunciaram uma joint venture no país para o desenvolvimento de tecnologias automotivas para a montadora alemã; a Euronext, que transferiu o seu centro tecnológico de Belfast para o Porto, entre outras.  Até o final do ano, a região ficará ainda mais movimentada com a chegada da Amazon.

“Além de todos os atrativos para empresas de diversos segmentos, a região Norte de Portugal é uma ótima porta de entrada para o restante da Europa, oferecendo estrutura e muitas opções de deslocamento. A região também não está saturada, temos espaço para crescer ainda mais”, explica Rui Pedro. “A estabilidade política do país, o elevado grau de segurança e a ampla rede de serviços saúde, que atende moradores e turistas, também são grandes atrativos”, avalia.

Oportunidades para o Brasil

Empresas brasileiras interessadas em investir em atividades de apoio ao turismo vão encontrar muitas oportunidades na região. Segundo Rui Pedro, os segmentos que oferecem boas oportunidades são os de logística, transporte, serviços financeiros e de desenvolvimento tecnológico, alojamentos e suporte nas atividades turísticas.

“Temos a grande facilidade do idioma e das características culturais semelhantes. Há muito a ser explorado em termos comerciais e de negócios na região”, afirma.  Anualmente, cerca de 200 mil brasileiros fazem turismo no Norte português. Fora do continente europeu, o Brasil é o país que mais envia turistas para o local.

Rui Pedro também destaca cidades que estão em momento de expansão na região.  “O  Porto é considerado como a melhor cidade europeia para a instalação de startups,  Viana do Castelo passa por uma boa fase de crescimento com a indústria naval, enquanto Braga tem um importante centro de nanotecnologia, que continua sendo ampliado, e Guimarães, berço da nação portuguesa que oferece muitas oportunidades no setor de turismo cultural”, aconselha.

Sobre a Região Norte de Portugal
A região Norte de Portugal tem população de dois milhões de habitantes e área de vinte e um mil quilômetros quadrados. São oitenta e seis cidades divididas em quatro sub-regiões: Douro, a primeira região de vinho a ser demarcada e regulamentada e classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade; Minho, que tem como característica o verde intenso do campo e as vinhas, além das festas religiosas e romarias; e os planaltos de Trás-os-Montes, com vilas e aldeias históricas e águas termais. A segunda maior cidade de Portugal, Porto, foi eleita em 2017 como melhor destino turístico europeu e a cidade de Braga foi eleita, em 2018, como o segundo melhor destino turístico europeu.

Sobre a Associação de Turismo do Norte de Portugal 

A Associação de Turismo do Porto e Norte – Porto Convention & Visitors Bureau – é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1995 por um conjunto de instituições com interesse no desenvolvimento da atividade turística no Porto e Norte de Portugal. Saiba mais em www.portocvb.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *