Por Eduardo Bastos
Com o objetivo de ampliar o fluxo de turistas norte-americanos, a Secretaria Estadual do Turismo vai desencadear uma série de ações promocionais nos Estados Unidos. A programação começa dia 25, em Nova York, e prossegue no dia 25 de julho, em Miami. O trabalho será realizado em parceria com a Copa Airlines.
Profissionais das principais operadoras e agências de viagens norte-americanas serão convidados a assistir apresentação sobre a diversidade de destinos e da cultura baiana. As reuniões ocorrerão nas embaixadas brasileiras das duas cidades. Serão entregues vídeos e releases eletrônicos sobre o estado e zonas turísticas.
Também está programada a realização de capacitação, junto aos operadores e agentes, sobre a melhor forma de comercializar os destinos da Bahia. “Vamos mostrar as belezas naturais, patrimônio histórico e aspectos culturais, além da gastronomia e da música, para que os norte-americanos sintam-se motivados a visita a Bahia”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.
Incremento
O crescimento da presença de norte-americanos nos destinos baianos vem sendo confirmado por aferidores, como o site Amadeus Travel Intelligence, que apontou aumento de 29% da demanda em 2019. O número refere-se à chegada de turistas dos Estados Unidos a Salvador.
“Este crescimento tornou-se possível em grande parte devido a nossa conquista, em 2018, dos voos da Copa Airlines, conectando 13 destinos dos Estados Unidos com Salvador via hub do Panamá, além dos voos da Latam entre Miami e Salvador”, avalia o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga.
Outro grande fator de incentivo à vinda de norte-americanos à Bahia será a entrada em vigor, já na segunda-feira (17), do decreto presidencial que dispensa visto de entrada no Brasil para turistas dos Estados Unidos, e também do Canadá, Japão e Austrália.
Paraguaios
Ações para promover os destinos da Bahia entre os paraguaios foram acertadas pelo subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, em encontro com a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara, durante o 14º Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu, que acontece até esta sexta-feira (14).
Na reunião, ficou agendada uma visita da ministra à Bahia no início do segundo semestre, com assinatura de um acordo de cooperação técnica para incentivar o turismo entre a Bahia e o Paraguai. Ainda com o objetivo de atrair turistas do Paraguai para a Bahia, será realizado um Press Trip com jornalistas paraguaios, também no segundo semestre, além da visita de operadores e agentes de viagens do país sul-americano.
“A ideia é que os profissionais conheçam e vivenciem um pouco as nossas belezas naturais, patrimônio histórico, cultura, gastronomia e a hospitalidade do povo baiano”, afirma Benedito Braga.
Também participaram da reunião, durante o Festival das Cataratas, o diretor geral de Produtos Turísticos, Benjamim Cortesi, e a diretora de Marketing Turístico, Juani Quevedo, ambos da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, representantes do trade paraguaio e Victor Fonseca, da Diretoria de Promoção da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia.