Milhares de turistas aproveitam a chegada do inverno nesta sexta-feira (21) em Campos do Jordão (SP). A cidade é um dos principais destinos de inverno em São Paulo e é conhecida pelas temperaturas mais amenas – nesta sexta, os termômetros devem registrar temperaturas entre 8 e 16°C.
Campos do Jordão está cheia desde o início do feriado de Corpos Christi, que abre oficialmente a temporada de inverno na Serra da Mantiqueira. A expectativa é de que a cidade receba 200 mil turistas e 45 mil carros durante os quatro dias do feriado prolongado.
A cidade tem 236 meios de hospedagem, com cerca de 14 mil leitos, e a taxa de ocupação é de quase 100% para o feriado. Também há a opção para o turista de buscar casas para temporada, que somam outros 5 mil leitos.
Além das temperaturas mais frias, a cidade na montanha também é conhecida pela arquitetura com inspiração européia, belas paisagens e o Capivari, que reúne os principais bares e restaurantes e é um dos pontos de encontro de quem curte Campos do Jordão.
Turistas aproveitam Campos do Jordão no primeiro dia do inverno. Foto: Divulgação
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), as temperaturas mais frias vão chegar aos poucos. Nesta sexta-feira, primeiro dia do inverno que se inicia às 12h54, os termômetros ficam entre 8ºC e 16ºC em Campos do Jordão, mas a temperaturas devem cair cerca de 2°C para o fim de semana.
Os meteorologistas apontam que o inverno deve ser frio, mas com as temperaturas ligeiramente mais elevadas. Isso porque a região está sob influência do El Niño: um aquecimento acima do normal na parte do Pacífico próxima ao Equador, o que dificulta a entrada do ar frio.
A média história para Campos do Jordão é de temperaturas mínimas entre 8°C e 10°C e máximas entre 21°C e 22°C.
Festival de Inverno
Uma das principais atrações de inverno em Campos do Jordão, o tradicional Festival de Inverno vai misturar o clássico à música pop neste ano. A programação conta com shows de Carlinhos Brown, Diogo Nogueira, Fafá de Belém. O evento começa no dia 29 de junho e vai até 28 de julho.
Serão mais de 100 atrações se apresentando nas igrejas, capelas, auditórios e na Praça do Capivari, a maioria gratuitas. A expectativa é que o festival atraia até 150 mil pessoas.
Além da gastronomia e agitação, o também oferece possibilidade de passeios pelas paisagens naturais. As trilhas em parques e passeios aos mirantes permitem admirar a beleza da serra.
*Fonte: G1 Vale do Paraíba