Salvador: Bom fluxo turístico surpreende trade turístico

Por Lício Ferreira

O Vice-Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS) e Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) – Silvio Pessoa, disse nesta terça-feira 25, com exclusividade à Tribuna da Bahia, que a presença dos turistas, em Salvador, foi de 95%  em função da Copa América e que os colombianos foram em maior número, seguidos dos chilenos, argentinos, paraguaios e equatorianos. “Mas, mesmo assim, estamos atrás de outras capitais nordestinas que, sequer participam deste evento de futebol internacional promovido pela Conmebol”.

“Até 2014, a cidade de Salvador tinha, em média, 40% a mais de movimento de turistas do que Recife; e 60% a mais que Fortaleza. No final de 2015, o governo de Pernambuco reduziu o ICMS do combustível, que gerou a atração do Hub e fez com que seu movimento igualasse o de Salvador em 2016 e 2017. Em 2018, o Ceará faz o mesmo e tem o Hub da Gol implementado. Seu movimento cresce e fica bem próximo ao de Salvador no final do ano passado” revela.

Colombianos foram até agora os estrangeiros em maior número em jogos da Copa América na capital baiana. Foto Fernando Vivas/GovBa

 

Em seguida Silvio Pessoa lamenta: “No início de 2019 houve a quebra da Avianca, que era responsável por 27% da operação de Salvador, com baixa reposição de oferta das outras companhias, os preços dispararam e o movimento caiu de forma vertiginosa. Estamos no ápice desse processo devastador para nossa economia e em plena Copa América. E Recife (sem jogos) teve um movimento 52% maior do que Salvador e Fortaleza 16% maior. Enquanto isso, o Governo do Estado fica brincando de escolher o melhor lugar pro Centro de Convenções da Bahia (CCB), e só agora, em maio, com ‘o leite derramado’, resolveu reduzir o ICMS de combustíveis para 12%”.

RECLAMAÇÃO

Silvio Pessoa detalha o dia-a-dia de como as ocupações dos hotéis da primeira capital do Brasil ocorreram, a partir do último dia 15 que chegou a 77% dos leitos. “Dia 18 chegamos a 90%; dia  21 a  70%; e dia 23 ficamos em 55%, sendo que 95 % deste público visitante, é formado por estrangeiros. Foram eles, que salvaram a ocupação, visto que neste período de junho, o movimento é sempre em direção à festa de São João, no interior do estado.  Por aqui, bares e restaurantes do Rio Vermelho, Barra e Pelourinho tiveram um incremento de 60% no faturamento. Nosso grande problema foram os casos de violência, contra eles. A cidade deveria estar melhor policiada”, diz resignado.

Da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), recebemos uma resposta que ressalta: “O esquema montado para o período de junho e julho, levando em consideração a quantidade de turistas por conta das festas juninas e Copa América, garantiu um número baixo de ocorrências Foram apenas quatro”.  E ainda destaca: “Não houve caso considerado grave de crime contra a vida (homicídio, latrocínio ou lesão dolosa seguida de morte)”. E, por fim, informa: “A Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deltur) trabalha para solucionar os crimes de furto e roubo”.

Silvio Pessoa disse, ainda, que os números de ocupações dos hotéis, em Salvador, não são melhores pois muitos turistas estão usando a plataforma digital ‘AirBnb’ para alugar casas e apartamentos. “Mas toda a cadeia produtiva do turismo sai ganhando com bares e restaurantes lotados”.

SURPREENDEU

Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos revela que “foi uma excelente surpresa, a boa presença de turistas nesta época do ano. “As nossas previsões iniciais eram de 55% durante os jogos da Copa América. Mas, de última hora, a ocupação cresceu e se tornou uma agradável surpresa para o nosso segmento, que achava que o público iria procurar outros meios de hospedagem que não o de hotéis. “Nos dias de jogos, na Arena Fonte Nova, tivemos 85% de ocupações em alguns hotéis, enquanto outros atingiram 100%, ou seja, estavam completamente lotados!”.

Agora, as boas expectativas do setor estão voltadas para a próxima partida de futebol, válida pelas ‘Quartas-de-Final’, entre Uruguai x Peru, na Fonte Nova, no próximo sábado 29. “Esse jogo vai dar o toque final nos números, que poderá passar de 56%. Ano passado, o mês de junho ficou em 46%. Isto reforça as posições do trade de que tanto o Estado quanto a Prefeitura devem procurar incentivar vários eventos para a cidade a fim de combater a sazonalidade, que é perniciosa para qualquer cidade turística, pois provoca desemprego, prejuízos para toda cadeia produtiva e ainda deixa de gerar renda e impostos, que são fundamentais no Produto Interno Bruto (PIB). Por sinal, o turismo baiano hoje proporciona 22,5% deste indicador”.

REDUÇÃO

O presidente da FeBHA, Sílvio Pessoa reclama do preço abusivo das passagens aéreas que, a partir da ausência da Avianca, sofreu uma mudança significativa nos preços. “Semana passada, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) divulgou os números de maio. Não houve um voo sequer da Avianca. Salvador apresentou uma redução de 21% do seu movimento, em relação ao ano anterior. Houve apenas 444 mil embarques/desembarques. Foi o menor movimento dos últimos 10 anos. A Azul até incrementou sua operação com aumento de 25%; e a Gol com 10%. A Latam pouco se movimentou. Aliás, mesmo numa redução forte da oferta, reduziu sua ocupação, dando claras demonstrações de que está se aproveitando da elevação absurda dos preços, sem fazer questão de melhorar o alcance do serviço”, finaliza.

FLUXO TURÍSTICO

Para a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) a realização da Copa América contribuiu para elevar o fluxo turístico em Salvador, durante o mês de junho. Alguns dos principais hotéis da cidade chegam a registrar ocupação de 100%, enquanto bares e restaurantes registraram movimentação extra durante os dias de jogos. Estimativas indicam que a média de junho vai fechar com 30% a mais que a taxa de ocupação hoteleira registrada no mesmo período do ano passado.

“O resultado alcançado em junho contribui para fortalecer a economia e gerar empregos”, afirma o secretário estadual Fausto Franco. “Demonstra o empenho do governo na atração de eventos e também na implementação de uma política permanente para ampliação do fluxo turístico, reduzindo efeitos da sazonalidade”.

PATROCÍNIO

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa, investiu também numa programação que ofereceu mais de 50 horas de música no Pelourinho e em Paripe, em Salvador. Cerca de 130 atrações se dividiram nos palcos dos largos do Pelourinho, Quincas Berros d´Água, Tereza Batista, Pedro Archanjo e do Cruzeiro de São Francisco, no Terreiro de Jesus e em Paripe, valorizando o São João como produto turístico. “A Bahiatursa patrocinou 140 cidades de diversas zonas turísticas com a seleção de projetos para os festejos juninos. Os resultados são igualmente positivos para a economia de todos os municípios contemplados”, destacou Fausto Franco.

Ainda segundo a Setur, o governo estadual aposta na promoção da Bahia nos mercados interno e externo. Neste mês de junho, a Secretaria teve ações promocionais para Américas do Sul e do Norte e a meta é atrair visitantes paraguaios e norte-americanos, entre as demais nacionalidades. “Estamos trabalhando – de forma contínua  – nos mercados emissores com excelentes perspectivas”, resume o secretário.

 *Fonte: Tribuna da Bahia

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