Medellín cresce em número de eventos e infra-estrutura urbana

Por Paulo Atzingen (De Medellín – Colômbia)

Em recente viagem à capital do Estado de Antioquia, o Diário do Turismo constatou que com planejamento e aplicação de recursos de forma sistemática e responsável é possível ganhar credibilidade tanto de sua população quanto dos mercados internacionais. É o que tem acontecido com o nível de investimentos externos na cidade.

Dados apresentados pelo Greater Medellin Conventions & Visitors Bureau* apontam que no ano de 2008 o total de investimentos e cooperação estrangeira na cidade foi de US$ 153.1 milhões. Após 10 anos esse montante praticamente dobrou, chegando a US$ 280 milhões. Esses investimentos refletiram diretamente no número de viajantes estrangeiros. No ano de 2008  75.7 mil turistas internacionais estiveram em Medellín; já  em 2018 esses números mais que quadruplicaram chegando a 322.9 mil visitantes (não colombianos) na cidade, um crescimento de 614%.

O Festival de Tango é um dos grandes eventos sob a coordenação do Bureau Medellín (Crédito: Juneo Videira – DT)

Eventos

De forma concomitante, o trabalho de captação de eventos para a cidade cresceu de forma exponencial. Se em 2008, apenas 14 eventos tinham sido trazidos para a cidade, no ano passado exatos 100 eventos de médio e grande porte aconteceram em Medellín.

Em termos numéricos, o Bureau Medellin só para o segundo semestre deste ano serão realizados 37 grandes e médios eventos na cidade. Só em eventos culturais, como o Festival Internacional de Tango de Medellín do qual o DIÁRIO participou como mídia convidada, vários dessa modalidade foram captados pelo organismo, explica Natalia Angel, diretora de Mercado e Comunicação do Medellín Bureau. “Em 2019, por exemplo captamos o Cumbre Iberoamericana de Hip Hop; mas em anos anteriores destacam-se o Festival Agua, o VII Jornada Iberoamericana de Niños y Jóvenes Poetas, Troveros y Versadores, o Festival de Integración Cultural Latinoamericana e o Festival Internacional de Cine de la Mujer, só para citar alguns”, afirma Natália ao DT.

Em 2019 o Bureau Medellín é responsável em captar outros grandes eventos como o Tour Colombia 2.1, a Maratón Rock ´n’ Roll (ocorrida em março deste ano e considerada a maior do mundo em sua categoria).

“Trouxemos também a 49ª Asamblea General de la OEA; a Conferencia internacional Unesco de Ciudades del Aprendizaje; o Congreso Mundial del Aguacate; o World Cities Summit; o II Encuentro de Alcaldes del Mundo e o Cumbre de Economía Naranja” enumera Natália.

“Para 2020 já captamos o Campeonato Máster de Natación e o Congreso Panamericano de Neurología, só para citar os maiores”, completa.

O Edifício Sustentável é uma mostra da grande transformação dos investimentos e das mentes da cidade (Crédito: Juneo Videira – DT)

Transformação social e urbana

O aumento de visitantes em Medellín e Antioquia mostra que a região está passando por um processo de transformação social e urbana, superando seu passado violento e doloroso como consequência do narcotráfico e do terrorismo. Medellín transformou-se em uma cidade resiliente que se transforma constantemente e cresce na ciência, em tecnologia, em inovação, em arte e cultura graças à força e talento de seus habitantes e instituições que trabalham por um turismo transformador, responsável, sustentável e competitivo.

Arquitetura arrojada e moldada para servir os seus cidadãos (Crédito: Juneo Videira – DT)

Infra-estrutura hoteleira

Em termos de infraestrutura hoteleira a cidade também evoluiu exponencialmente. Se em 2012 Medellín possuia 165 hotéis e 7.120 habitações, hoje ela oferece 790 empreendimentos com 15.520 habitações (***).

Interesse Internacional

É fato que Medellín continua despertando grande interesse internacional no desenvolvimento de novas oportunidades de cooperação, principalmente daqueles países que buscam alternativas para avançar programas e projetos na construção da paz, transformação da cidade, urbanismo, desenvolvimento econômico e social, educação, cultura e investimento.

 US $ 30,07 milhões (****) foram investidos na cidade para o desenvolvimento de diferentes projetos e iniciativas, que depois de implantados aqui,  funcionaram como programas-piloto em outras cidades do país.

Nos últimos três anos, Medellín recebeu 503 delegações de 57 países; Estados Unidos, Brasil, Argentina, México e França têm o maior número de missões governamentais e negócios, cujos temas preferidos são o planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade, transformação, investimento, construção da paz, governo, segurança e desenvolvimento econômico.

Bibliotecas e Centros de Referência Cultural para a formação de jovens e crianças (Crédito: Juneo Videira – DT)

*Fonte: Diário do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *