Por Janaina Brito
O portal de metabusca de passagens BuscaOnibus, que concentra informações de mais de 200 viações do Brasil e Mercosul e é parceiro das principais agências online de viagem (OTA), notou um aumento médio de 22% nas conversões (intenção de compra) em maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A intenção de compra, explica o CEO e fundador do BuscaOnibus, José Almeida, se dá quando o usuário escolhe um horário de viagem e é direcionado para os portais parceiros que vendem as passagens (OTAs).
Outro indicador destacado pela empresa é o grande crescimento da intenção de compras de passagens rodoviárias no trecho entre São Paulo e Salvador entre 01 de maio e 01 de julho: 440% no comparativo com o mesmo período de 2018. Outros trechos entre capitais que apresentaram forte aumento na intenção de compras no BuscaOnibus neste período foram entre São Paulo e Porto Alegre (crescimento de 236%) e entre Brasília e São Paulo (alta de 202%).
A cada mês, são feitas cerca de 10 milhões de pesquisas sobre horários, trechos e preços de passagem no BuscaOnibus, que possui uma versão em espanhol em função do aumento de demanda de usuários do Mercosul nos últimos anos. Um exemplo dessa demanda latino-americana está no aumento da intenção de compra de passagens rodoviárias entre São Paulo e Santiago do Chile (um trecho de 3,2 mil km), que cresceu 750% entre 01 de maio a 01 de junho de 2019 frente ao mesmo período de 2018.
Ainda que menos de 10% das passagens rodoviárias sejam compradas online, o volume de buscas – e também de compra – pela internet tem crescido devido a outros fatores, como aponta o CEO do BuscaOnibus: “o mercado está mais maduro hoje para oferecer serviços online aos viajantes do que há dois ou três anos, com mais ofertas, infraestrutura melhor dos veículos, que estão mais modernos e oferecem wi-fi durante todo o trajeto. Além disso, os terminais rodoviários costumam ficar nas regiões centrais das cidades, reduzindo o custo e tempo de deslocamento em comparação com alguns aeroportos do país”.
Confira os trechos que apresentaram o maior volume de conversões (intenção de compra) neste período, segundo dados da plataforma BuscaOnibus:
1. São Paulo (SP) x Santiago (Chile) – 750%
2. São Paulo x Salvador (BA) – 440%
3. São Paulo x Porto Alegre (RS) – 236,1%
4. Brasília (DF) x São Paulo – 202%
*Fonte: mercado&eventos