Por Nelson Rocha
O auditório da Governadoria lotado para ouvir o governador Rui Costa, na sexta-feira (5), anunciar pacote de incentivos à expansão do transporte aéreo no estado, depois ser aplaudido por dirigentes e empresários representantes do trade turísticos. Uma demonstração de que a Bahia começa a escrever uma nova história no turismo, dando início a um novo ciclo de crescimento do setor no estado.
O fato das companhias aéreas Azul, Gol e Passaredo passarem a voar para onze novos trechos e a ofertar 1,15 milhão novos assentos, o que representa incremento de 36%, foi o principal motivo que provocou a manifestação de satisfação por parte da plateia seleta que ocupou o auditório da governadoria.
Conforme o governador, é a Bahia “demonstrando sua força mais uma vez no turismo, e até o ano que vem haveremos de crescer ainda mais, incorporando outras companhias aéreas nacionais e até internacionais”.
“A Bahia, mais do que nunca, se mostra como o grande protagonista do turismo e da aviação, de forma geral, depois desse anuncio do governador”, avaliou na oportunidade Fausto Franco, secretário estadual de Turismo, que prever a recuperação do espaço ocupado pela Avianca, que era de 27% com relação a Salvador, com os 161 novos voos com frequência semanal, 55 dos quais para o interior baiano.
A anunciada alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) de 3%, a máxima caindo de 18% para 12% e a previsão de alíquotas intermediárias, anima as companhias que irão promover aumento entre 20% e 40% da oferta de voos partindo de Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Barreiras. A expectativa é de que uma maior oferta de voos resulte na queda dos preços das passagens aéreas. O pacote de incentivos vale até 31 de dezembro de 2025.
“É natural que com este aumento de ofertas, a gente tenha tarifas mais acessíveis. A Bahia deu um passo muito importante no sentido de incrementar a oferta de voos e de assentos a partir do estado, e contamos também com os investimentos que a Bahia vem fazendo no turismo pra reforçar a demanda dos destinos baianos, que sempre estiveram entre os mais buscados no Brasil. Esta é uma boa perspectiva de crescimento para vários meses”, declarou Marcelo Bento, representante da Azul no evento, garantindo que o céu da Bahia fica mais azul já a partir deste mês de julho, com onze voos da companhia para o estado, 10 deles com destino a Salvador.
“Mais um gol de placa do governo, que permite a expansão das operações aéreas aqui no estado, o fomento ao turismo local e a economia. A gente estima crescer em 20% a nossa oferta, que já é maior no estado da Bahia e vamos chegar a oferecer 23 mil voos anuais para a Bahia. Nós estamos falando aí de 53 voos a mais por semana a partir de agosto que a gente vai ter aqui no estado”, relatou para este repórter Renzo Melo, o representante da Gol Linhas Aéreas.
“Isto é muito importante a redução do ICMS, a captação de novos voos, para a sustentabilidade de toda a cadeia do turismo para a cidade do Salvador e o estado. Realmente é preciso o apoio de todos. São Paulo que é o maior PIB do país está fazendo a captação de novos voos e a Bahia está no mesmo caminho”, disse, logo após o pronunciamento do governador, o presidente das ABIH-Ba Glicério Lemos.
Para Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba), a atitude do governador em lançar um pacote de incentivos para promover a expansão da aviação no território baiano, está “valorizando o turismo no estado da Bahia. Esta renúncia fiscal do ICMS do querosene da aviação é fundamental para que as companhias incrementem a quantidade de voos para os destinos do nosso estado, do interior para a capital e vice-versa. De tudo que ele falou aqui só não gostei mesmo do Centro de Convenções no Comércio. Afora este detalhe, a fala do governador foi extremamente positiva”, pontuou.
Roberto Duran, presidente do Salvador Destination e do Conselho Baiano de Turismo, também considerou a iniciativa do governador “excelente. É um momento aonde as companhias aéreas começam a recompor as frequências pra Salvador e a Bahia. Um momento muito esperado para que dessa maneira voltemos a ter a equalização de voos na oferta e na procura, voltando a ter patamares razoáveis de preços razoáveis, para que o turismo volte a crescer e a se desenvolver no estado”.
Ainda sobre o pronunciamento do governador, o presidente da Abrajet-Ba, jornalista Gorgônio Loureiro pontou: “Gostei muito. Realmente é disso que a Bahia precisa, de ousadia, de olhar para o futuro, de modernização de Salvador e do estado, fazendo com que este cresça mais e mais”.
Boas notícias
Manolo Garrido, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-Ba, identificou “boas notícias” na fala do governador e observou que “algumas coisas ainda estão no campo de projeto, mas outras são reais, inclusive a vinda de novos voos, a inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, também a execução do novo aeroporto de Porto Seguro, enfim notícias boas para o turismo da Bahia. Isto nos dá esperança de conseguir voltar a ter o mesmo número de voos que tínhamos e até a ampliação deles, para realmente injetar mais recursos na nossa economia”.
Rui Costa disse que espera ver essas notícias boas se multiplicarem. Confirmou o novo Centro de Convenções a ser implantado no bairro do Comércio, em Salvador, anunciou também um novo projeto piloto de segurança, com reconhecimento facial e monitoramento através de câmeras, inicialmente em 55 cidades do estado para tranquilizar baianos e turistas, demonstrou empenho em trabalhar por um novo momento do turismo baiano e deixou o recinto aplaudido pelos presentes.
Nesta segunda-feira, dia 8, às 17 horas, no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto vai anunciar novos voos de Santiago do Chile para Salvador, conexão que é resultado de uma parceria entre o Executivo municipal, a Salvador Bahia Airport e a companhia aérea Sky Airline. O Chile é o segundo maior emissor de turistas para a capital baiana, mesmo sem ter voo direto. Com esta nova ligação aérea certamente mais chilenos vão desembarcar na primeira capital do Brasil. A Bahia, portanto, tem motivos de sobra para comemorar o início da retomada do crescimento do turismo e registrar um segundo semestre positivo para o setor.