A British Airways anunciou hoje ter sido multada em 204 milhões de euros pela agência britânica para a proteção de dados pessoais (ICO), na sequência do roubo de dados de centenas milhares de clientes da transportadora no ano passado.
“Estamos surpresos e desapontados” afirmou o CEO da British Airways, Alex Cruz, citado em comunicado.
“A British Airways respondeu rapidamente ao acto criminoso do roubo dos dados de clientes e não encontrou evidências de actividade fraudulenta nas contas afectadas por esse roubo”, argumentou o executivo.
O CEO do IAG, grupo a que pertence a British Airways, Willie Walsh, já anunciou a intenção de recorrer desta multa.
A British Airways tem 28 dias para rebater a multa que equivale a 1,5% da faturação da empresa mundial no exercício encerrado em 31 de Dezembro de 2017.
Entre 21 de Agosto e 5 de Setembro mais de 380 mil pagamentos à British Airways efetuados com cartão eletrônico foram alvo de um “sofisticado” ato de pirataria informática.
Segundo a companhia de aviação os pagamentos afetados foram efetuados através da página da internet e da aplicação móvel da British Airways.
Fonte: PressTUR com Agência Lusa; Foto: Aeroporto de Londres Heathrow