A Ucrânia quer mais turistas visitando Chernobyl. O presidente do país, Volodymyr Zelenskiy, decretou a criação de mais rotas turísticas para melhorar o acesso e tornar a área, centro de um acidente em uma usina nuclear em 1986, um chamariz de turistas.
Monumento em frente a antiga usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia
O governo ucraniano, em parceria com outros países europeus, concluiu a construção de uma cúpula de metal envolvendo o reator nuclear que explodiu há 33 anos, espalhando radiação por diversos países, isolando o local e evitando que se espalhasse mais.
os planos para incentivar o turismo em Chernobyl previstos pelo presidente Zelenskiy incluem ainda a criação de um “corredor verde” no entorno da usina nuclear que foi o epicentro do acidente, além de aprimorar o sinal de telefonia para os usuários acessarem as redes sociais.
A passagem de grupos de turistas em certas áreas de Chernobyl não é novidade. Algumas empresas realizam tours nas regiões próximas e na vila abandonada de Pripyat, que permanece contaminada de radiação.
Essa movimentação de turistas, de acordo com o líder ucraniano, gera atividades clandestinas como subornos para oficiais permitirem visitações em área fechadas ou coletas de metal e outros materiais no local.
“Vamos, finalmente, parar de afugentar os turistas e tornar a zona de exclusão em um ímã turístico, tornando-a uma terra de liberdade que se tornará o símbolo da nova Ucrânia, sem corrupção e sem proibições desnecessárias”, afirmou o presidente Zelenskiy.
*Fonte: Brasilturis