Festival incrementa fluxo turístico na Costa das Baleias, sul da Bahia

Reforçar a preocupação com a conservação da vida marinha e estimular o turismo são objetivos do Festival das Baleias, que acontece até domingo (21 de julho), em sua sexta edição, no município de Nova Viçosa. O evento, com característica itinerante, ocorrendo sempre no período em que as baleias jubarte migram para o litoral baiano para reprodução, tem o patrocínio do Governo do Estado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia – Bahiatursa.

O turismo de observação da Baleia Jubarte no sul da Bahia ganha festival no fim de semana. Foto: Joao Ramos /Bahiatursa

 

 

Além das atividades acadêmicas e de educação ambiental do festival, quem visitar Nova Viçosa tem a oportunidade de assistir a shows e desfrutar da vida cultural do município da Costa das Baleias, da culinária local, feiras de artesanato, exposições de fotografias e Gincana Ecológica. Nesta edição está sendo lançada a primeira Flijuba – Festa Literária da Turma da Juba com a presença de escritores da região.

Ao patrocinar o festival, a superintendência pretende estimular o aumento do fluxo de turismo  na temporada das baleias, que vai de julho a novembro. A Bahia é o Estado que possui o maior número de destinos para a observação das jubarte. Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral do estado é escolhido como o local de permanência desses mamíferos, que chegam para acasalar, reproduzir e amamentar.

Por apresentar maior incidência desses gigantes do mar, a região, que compreende os municípios de Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri, Itamaraju, Itanhém, Mucuri, Teixeira de Freitas, Prado e Caravelas, no extremo sul baiano, ganhou o nome de Costa das Baleias. Durante a temporada, diversas empresas realizam passeios para os que desejam acompanhar de perto a aventura dos mamíferos.

O festival propõe a união de instituições públicas e privadas, de pesquisadores, educadores, estudantes e da sociedade civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na zona costeira e marinha e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservação ambiental. Mesas redondas e palestras de pesquisadores e ativistas ambientais, presentes no V Simpósio do Mar, discutem e elaboram proposta de diretrizes para uso sustentável do mar no estado da Bahia.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *