Empresários, moradores e representantes da Prefeitura de Mata de São João e de associações locais, participaram, ontem (18), de uma oficina para discutir um novo posicionamento de marketing turístico para a Praia do Forte.
A atividade faz parte do Programa Investe Turismo Mata de São João, do Sebrae, do Ministério do Turismo e da Embratur, que tem o objetivo de desenvolver uma série de ações em qualificação, divulgação e gestão do turismo do município.
Em todo o Brasil, apenas 30 cidades foram selecionados como rotas para receberem os investimentos do projeto. Na Bahia são apenas quatro. Além de Mata, Salvador, Porto Seguro e Cairu também foram contemplados. Justamente os únicos destinos do estado que têm classificação A, no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo.
A atividade faz parte do Programa Investe Turismo Mata de São João, do Sebrae, do Ministério do Turismo e da Embratur, que tem o objetivo de desenvolver uma série de ações em qualificação, divulgação e gestão do turismo do município.
Em todo o Brasil, apenas 30 cidades foram selecionados como rotas para receberem os investimentos do projeto. Na Bahia são apenas quatro. Além de Mata, Salvador, Porto Seguro e Cairu também foram contemplados. Justamente os únicos destinos do estado que têm classificação A, no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo.
Na oficina de ontem (foto), o consultor em Marketing Turístico José Hamilton Sampaio apresentou uma pesquisa feita pelo Sebrae no ano passado, para começar a construção de uma série de ações e conceitos que vão caracterizar a Praia do Forte, enquanto destino turístico.
Pesquisa
O levantamento mostra uma série de impressões sobre serviços, experiências, motivações, pontos turísticos, perfil dos visitantes, satisfação, entre outros questionamentos.
José Hamilton Sampaio apresentou os resultados da pesquisa, fez a interpretação dos dados e falou sobre experiências e conceitos de marketing turístico. Em seguida formou equipes para discutirem as informações recebidas e criarem sugestão de slogans e frases que representem o novo posicionamento da Praia do Forte para o mercado.
“O objetivo dessa oficina é fazer com que as pessoas que moram, conhecem profundamente e vivem do destino saiam com a certeza do que querem para ele, tendo como base as opiniões dos visitantes pesquisados”, explica Sampaio. “A partir daí, vai ser gerado o breafing (direcionamento) para a agência de publicidade criar logomarca, slogan, peças, conceito e campanhas”, detalha.
Investe Turismo – O Projeto tem como objetivo principal a convergência de ações e de investimentos dos poderes público e privado, para acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional. O Investe Turismo aplicará em cada destino selecionado, até maio do ano que vem, R$ 500 mil reais, em diversas ações de qualificação, fomento, divulgação, entre outras.
*Foto da Oficina: Yordan Bosco