Por Cluesa Duarte
A Câmara Empresarial do Turismo (CET), da Fecomércio – BA, que tem como coordenador José Manoel Garrido, se reuniu ontem ,25, pela manhã com Maria Rita Lopes Pontes, presidente das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID) e o Padre Manoel de Oliveira Filho, que coordena a Pastoral do Turismo, na Casa do Comércio em Salvador. Entre as ideias surgidas após a apresentação dos assuntos relacionados ao turismo religioso e cultural em Salvador , o destaque ficou por conta de tornar rentáveis : o café e estacionamento com a marca da freira.
“É preciso que a partir de agora, com a santificação de Irmã Dulce os produtos comecem a ser ampliados e possam reverter em dinheiro para a sustentação das obras. O café é uma marca forte. Pode ser explorado através de franquias em shopping, no aeroporto e até mesmo pelo mundo. A marca é fortíssima. O complexo da OSID é carente de estacionamento, é preciso viabilizar a cobrança. Procurar os órgãos públicos e arrecadar para poder manter esta obra fabulosa.”, disse Rui Andrade, diretor da Fecomércio.
Mas a ideia ainda encontra certo cuidado por parte de alguns integrantes do Conselho, pois a irmã Dulce enquanto viva pregou a doação e seu entorno, a comunidade se acostumou com isso.
“Queremos ouvir ideias, saber como os empresários podem contribuir para esse momento único, da canonização. Pensar em receitas para nosso estado e cidade. Somar forças. Como podemos nos inspirar. O propósito é que toda a sociedade possa se beneficiar.” Disse a superintendente da OSID, Maria Rita, que acrescentou “ O impacto é grande estamos convidando a todos a participar desse momento.”
Glicério Lemos, presidente da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis da Bahia (ABIH) destacou que “Onde estas pessoas que vêm para a missa do dia 20 de outubro vão se abrigar, comer, precisamos pensar e agilizar. Disponibilizar leitos para os visitantes e comida”, garantiu Lemos.
Já o padre Manoel Oliveira Filho, da pastoral do turismo lembrou que “estamos aqui a fim de sensibilizar o empresariado, para um investimento na área do turismo religioso.” O padre ainda lembrou dos roteiros religiosos.em Salvador “são três roteiros, o da cidade Baixa incluindo Conceição da Praia,Irmã Dulce, Bonfim e Alagados. Igrejas fortes, muito visitadas, Alagados teve a presença do Papa João Paulo II. Todas estas igrejas fazem trabalhos maravilhosos com a comunidade. Tem o segundo roteiro ,do Centro Histórico, onde as igrejas estão lindas, restauradas e possui uma demanda grande de visitas e o terceiro roteiro que são os conventos”.
O padre lembrou que nestes mosteiros, igrejas e conventos são realizados trabalhos com as comunidades e já há o intercâmbio “os biscoitos de alagados são vendidos no café de irmã Dulce. Podemos levar esse intercâmbio mais longe.”, destaca Manoel Filho.
O coronel Manoel Xavier Souza, da Polícia Militar salientou o trabalho de segurança realizado no Centro Histórico “Temos um trabalho importante lá, o maior efetivo a disposição de um bairro é no Centro Histórico. Precisamos cuidar agora dos problemas sociais, Morador de rua, drogas e prostituição.”.
“Vamos ter roteirização, celebrações, precisamos de esclarecimentos e pensar no que podemos fazer. A canonização em outubro tem uma expectativa ao redor da nossa cidade. Vai acontecer uma exposição natural do nosso destino. Vamos discutir roteiros a serem seguidos, a divulgação. Precisamos viabilizar isso tudo.Trazer turistas.” Enfatizou, o coordenador do CET, José Manoel Garrido.
Eventos
Entre os dias 12 e 17 de agosto vai ser realizado o II Congresso Latino – Americano da Pastoral do Turismo e 6º Encontro da Pasoral do Turismo, conjuntamente com o 2 ] Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.As atividades irão acontecer na Universidade Católica de salvador 9UCSAL), no Campus de Pituaçu.
Já o Hospitality Experience e Fam Show irão ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto no porto de Salvador.Estes eventos são iniciativa da ABIH com a Planetarium e apoio do Sebrae. Fonte: Tribuna da Bahia.