Por Lenilde Pacheco
A combinação estratégica entre gastronomia, cultura e patrimônio é uma alavanca para o crescimento da atividade turística, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, nesta quinta-feira (25), para público especializado durante rodada de discussões do seminário Mesa ao Vivo Bahia, realizado pela revista Prazeres da Mesa, no hotel Mercure, em Salvador.
Iniciada na quarta-feira, a programação reúne os mais renomados chefs do país e se estendeu ontem com a participação de lideranças dos setores do turismo e da gastronomia. O cônsul-geral da Espanha no Nordeste, Gonzalo Fournier, e a cônsul-geral do Uruguai, Lorena Garcia, também participam como palestrantes.
Em sua explanação, o secretário Fausto Franco afirmou que o governo baiano tem atuado com firmeza para ampliar o fluxo turístico no Estado. A Setur apoia festivais gastronômicos que ajudam a combater os efeitos da sazonalidade e elevam a ocupação hoteleira, nos mais diversos destinos, como Itacaré, Salvador, Teixeira de Freitas, Prado, Ilhéus e Praia do Forte.
A gastronomia baiana também é um dos principais atrativos oferecidos em feiras nacionais e internacionais do mercado turístico. Bobó de camarão e acarajé foram algumas das iguarias oferecidas durante a ação de promoção da Bahia, em Nova Iorque, no último mês de junho, por exemplo, prosseguiu o secretário Fausto Franco. “Nossa gastronomia continuará sendo destaque nos eventos que ocorrerão durante este semestre”, assegurou.
Para encerrar, o secretário mostrou que este trabalho de promoção do destino Bahia já produz bons resultados, como apontam os números do Salvador Bahia Airport. O tráfego de passageiros internacionais cresceu 18% no segundo trimestre de 2019, quando foram transportados mais de 1,5 milhão de passageiros. Quando comparado com mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 18%.
Mesa ao Vivo
A edição Bahia do Mesa ao Vivo, maior circuito gastronômico itinerante do país, inclui palestras, aulas de culinária, troca de experiências entre renomados chefs de cozinha e degustação. As secretarias estaduais do Turismo (Setur) e do Desenvolvimento Rural (SDR) apoiam o Mesa ao Vivo Bahia.