Trade turístico aponta caminhos para Salvador se manter em alta

Resultado de imagem para turistas salvadorPor Lício Ferreira

O terceiro destino nacional mais buscado – no primeiro semestre desse ano – foi, simplesmente, Salvador, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. No levantamento realizado pelo site Kayak, considerado a maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, a capital baiana ficou na quinta posição entre os destinos que mais cresceram em buscas, com 129% de aumento em relação a 2018.

Para o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran voltamos a estar na prateleira de visibilidade do mundo, devido a um conjunto de ações, que vem sendo feito pelo trade turístico em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador. “Podemos destacar entre essas ações: a requalificação da cidade, que estava em estado lastimável; e as promoções realizadas em parceria envolvendo a Salvador Destination, ABIH-Bahia e a própria Prefeitura, na divulgação do nosso destino entre os principais formadores de opiniões do Brasil e do Mundo”.

SENSACIONAL

Na rápida ascensão de Salvador, há que se destacar a novela da Globo, “O Segundo Sol”, totalmente ambientada na capital baiana; e, principalmente, as reportagens publicadas pelo New Yorl Times, que considerou ‘Salvador como único destino importante do Brasil, na atualidade’. “No caso especial da novela – que seria toda ambientada no Rio de Janeiro – conseguimos convencer a direção da empresa a trazer as filmagens para Salvador, realçando os nossos pontos turísticos. O resultado foi, simplesmente, sensacional!”.

O presidente da Salvador Destination também realça as ações realizadas nas plataformas digitais. “Licitamos uma empresa especializada para gerar conteúdos digitais e impulsionar as mídias ao nosso favor.  Utilizamos um modelo, que é sucesso em Portugal e que alavancou o pais europeu a se tornar, hoje, o maior destino turístico do mundo. Esta capilaridade fez aumentar as buscas pela cidade baiana em todos sites e posso anunciar que, esse programa vai continuar sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo-Secult”.

CONVERSÃO

Roberto Duran anuncia que a atual etapa de trabalho, é de conversão dos desejos das pessoas em realidade. “Vamos fazer com que o que elas venham desfrutar de boas experiências em nossa cidade”. Embora transpire otimismo e segurança, ele reconhece que ainda falta muito para Salvador chegar ao patamar de que tanto precisa e deseja. “A partir de dezembro, com a inauguração do Centro de Convenções de Salvador (CCS) vamos intensificar o Turismo de Negócios, do qual estamos afastados, desde o fechamento do Centro de Convenções da Bahia (CCB). Este segmento é por demais importante para todos nós do trade turístico baiano”, conclui.

Cauteloso, o Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) Sílvio Pessoa diz que “Salvador ainda não é um destino consolidado como gostaria que fosse. Continuamos no imaginário dos brasileiros e dos estrangeiros. Mas, o trade baiano precisa fazer mais divulgação e capacitação nos destinos emissores de turistas. Por outro lado, a Prefeitura tem que continuar a investir em mídias e conteúdos digitais assim como o Governo do Estado deve procurar fazer a sua parte neste sentido”.

VIRADA

Apostando firme, no atual governo, Sílvio Pessoa vê a possibilidade, neste segundo semestre, de ocorrer uma ‘virada positiva’ na economia brasileira. “Teremos, com certeza, uma curva ascendente no País, a partir da reforma da Previdência e a realização das outras reformas como a Tributária. E junto com elas virão, também, as privatizações das estatais”, argumenta.

Silvio Pessoa comemora, com satisfação, o final do período das fortes chuvas na cidade. “Julho choveu de forma atípica. Foi quase 50% a mais, da média histórica dos últimos anos.  Agora, que chegamos a esse nível de desejo das pessoas em visitar nossa cidade, é hora de continuar este trabalho de atração de novos turistas. Por que outras cidades também querem entrar nessa disputa de mercado”, avalia,

PESQUISA

De forma indireta, Silvio Pessoa termina corroborando com a pesquisa realizada pelo site Kayak que, considerou as buscas realizadas por voos de ida e volta na classe econômica, saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino a todos os destinos do mundo.  E apontou abaixo os destinos mais procurados:

 

1. SÃO PAULO LISBOA
2. RIO DE JANEIRO MIAMI
3. SALVADOR ORLANDO
4. FORTALEZA BUENOS AIRES
5. RECIFE SANTIAGO
6. PORTO ALEGRE NOVA YORK
7. BRASÍLIA PARIS
8. MACEIÓ PORTO
9. NATAL ROMA
10 FLORIANÓPOLIS LONDRES

Fonte: Kayak

E  os destinos que mais cresceram (percentualmente) em relação ao primeiro semestre de 2018 e estão em alta:

Cidades Aumento percentual
1. Rio de Janeiro 145%
2. Brasília 139%
3. São Paulo 131%
4. Recife 130%
5. Salvador 129%
6. Maceió 124%
7. Natal 118%
8. Florianópolis 111%
9. Porto Alegre 108%
10. Porto Seguro 102%

Fonte: Kayak/Tribuna da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *