Brasil deverá atrair 10 milhões de turistas até o final de 2020

Por Nelson Rocha (Texto e fotos)

A meta do Ministério do Turismo é fazer o Brasil atrair 10 milhões de turistas até o final de 2020. A previsão é de Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, que fez palestra ontem, dia 7, sobre parques naturais, durante a abertura do Hospitality Experience/Braztoa 2019, que acontece no Porto Salvador Eventos sob o tema “O impacto das Inovações Tecnológicas na Experiência da Hospitalidade”.

Em entrevista exclusiva  que será publicada na próxima edição da Revista Turismo Total, Bob Santos adiantou que no próximo ano o Brasil terá, no mínimo, mais seis companhias aéreas registradas com capital estrangeiro, a exemplo do que já ocorre com a Air Europa.

“Isto automaticamente vai mexer com a competitividade. Mais empresas, mais barato fica o bilhete. É óbvio que tem aí, no meio termo, o problema do querosene da aviação que agente também já está trabalhando com os estados. Alguns já estão reduzindo quase pela metade ou a zero. Hoje o valor agregado de um bilhete de passagem, 40% dele é vinculado ao querosene de aviação. O estado de São Paulo, por exemplo, baixou de 25% pra 12% a tributação. Com esta baixa já teve um acréscimo de 469 voos regionais”, enfatizou.

Bob Santos fez palestra no primeiro dia Hospitality Experience/Braztoa 2019, abordando o potencial turístico dos parques naturais do País.

“Criamos agora a liberação dos vistos para os americanos, canadenses, japoneses e australianos. Só em dezembro nós tivemos um acréscimo de compra de passagem de 257% a mais, em relação ao ano passado, dos canadenses. Ou seja, se nós recebemos 100 mil canadenses em 2018, este ano vamos receber 257 mil. A turma tem que se preparar. A nossa meta até 2020 é tentar bater aí uns 10 milhões de turistas visitando o País. As políticas públicas estão aí e eventos como este é que faz com que as pessoas tenham conhecimento das políticas públicas”, relatou o secretário nacional do Mtur, que retornará a Salvador dentro de 15 dias, para participar, também como palestrante, do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, que acontecerá de 22 a 25 de agosto.    

Mais de 500 agentes de viagens e 90 operadores de turismo do Brasil e exterior participaram nesta quarta-feira (07), da abertura do Hospitality Experience 201br9. Palestras, Painéis de Debates, a Experiência Braztoa – Associação Brasileira de Operadores de Turismo -, Pitchs de Startups, Loungue e Rodadas de Negócios constituem o conteúdo do encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), com correalização do Sebrae, produção da Planetarium, apoio do SelfHotel e diversos órgãos do setor.

O evento proporciona a oportunidade do trade turístico se atualizar sobre as tendências da atividade turística em tempo de novas tecnologias e aborda a dinâmica da experiência do turista numa capital como a primeira do Brasil, além de gerar negócios.

Evento reúne agentes de viagens e operadores em Salvador, para debater a experiência da hotelaria com o turismo em tempo de novas tecnologias.

“Estamos promovendo a interlocução de hoteleiros, receptivos, restaurantes, bares, e outras empresas do trade turístico, para discutirem questões técnicas, jurídicas, legislativas e tecnológicas, além de ampliar a rede de contatos, expor novos produtos e incrementar as vendas, buscando fortalecer ainda mais a cadeia do turismo”, declarou Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA sobre o Hospitality Experience, que reúne também profissionais da Colômbia, Perú, Israel e Canadá, dentre outros países.

Presente na solenidade de abertura do Hospitality Experience, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, ressaltou a importância do evento para o estado, pois está “reunindo os principais ‘influenciadores’ daqueles que pretendem programar suas próximas viagens”.

Fausto Franco lembrou as ações do governo baiano que contribuem diretamente para a locomoção dos turistas que visitam a capital baiana, a exemplo do Metrô, a requalificação do Centro Histórico, do Museu de Arte Moderna, dentre outros equipamentos turísticos. Acrescentou que a Bahia foi beneficiada recentemente com o pacote e incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, que abrange todas as companhias que atuam no Brasil.  A medida prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3% e a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%, além das intermediárias.

O estande do Perú, tendo a executiva Milagros Ochoa – ao centro – é dos mais visitados no evento.

“Nós temos que focar em experiências, novidades, fugir do normal. Pessoas vir aqui em Salvador e fazer os roteiros normais é coisa muito comum. Nós temos que mostrar outras opções da Bahia. Em todos os estados do Nordeste nós temos que criar produtos novos e opções novas que encantem os clientes para que fiquem cada vez mais aqui”, destacou Roberto Haro, presidente do Conselho Braztoa, entidade que lançou na oportunidade um aplicativo de mídia code voltado para o agente de viagem.

“Em eventos como este, o Sebrae está junto da ABIH da Bahia nesta promoção,  por entender que a atividade turística é uma das principais de Salvador e da Bahia, que são fortes dentro do contexto do turismo nacional e internacional”, pontou Jorge Khoury, diretor superintendente do Sebrae-Bahia, entidade que apoia o Hospitality Experience contribuindo com qualificação, participação de palestrantes, deslocação destes, divulgação e outras iniciativas técnicas.

“Este é um encontro grandioso. O que nós esperamos é que a gente consiga oferecer aos profissionais de turismo, operadores e agentes que estão aqui, a experiência desta grande cidade e sobretudo deste momento, pra que eles retornem com uma qualificação muito melhor de vender o nosso destino. Salvador está muito bem posicionada e eu tenho certeza que o melhor resultado aqui pra gente é incrementar ainda mais o nosso turismo”, enfatizou Claudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador.

Aliás, sobre a posição de Salvador como um dos principais destinos turísticos do Brasil, Jorge Pinto, vice-presidente da ABAV-BA, afirmou que informações baseadas em estatísticas obtidas pelo segmento, já apontam a capital baiana em terceiro lugar na preferência dos turistas nacionais. “A cidade voltou ao seu patamar, de onde nunca deveria ter saído antes. Em breve teremos um centro de convenções pra que a gente tenha grande eventos que nem este, que está rendendo grandes negócios”.

No estande da Setur-Ba, a baiana  mostra o belo sorriso e a última edição da Revista Turismo Total.

Para Luciano Lopes, diretor de marketing da ABIH-BA, o encontro que ocorre à beira do mar da Baía de Todos-os-Santos, “ajuda a gente colocar Salvador na prateleira de vendas. Ao mesmo tempo, a promoção de uma série de palestras qualifica o hoteleiro, nossos gerentes, funcionários e cria uma melhora para o destino. Temos que fazer mais eventos como este”, ressaltou.

Hoje (8), é o segundo e último dia do Hospitality Experience/Braztoa. Na agenda mais rodadas de negócios com o trade turístico local e operadores de turismo. É por esta e outras iniciativas tocadas pela ABIH-BA e parceiros, a ocupação hoteleira em Salvador teve um aumento de 22,58% de 2015 para 2018, beneficiando toda a cadeira produtiva do setor.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *