A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA) com correalização do Sebrae e parceria da Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), realizou nestes dias 07 e 08, a 4ª edição do evento Hospitality Experience, com o tema ‘O Impacto das Inovações Tecnológicas na Experiência da Hospitalidade’, no Porto Salvador Eventos.
O evento, que teve como objetivo abordar o perfil do viajante em um cenário cada vez mais conectado e estimular a personalização da experiência do hóspede em toda a cadeia do turismo, recebeu representantes do trade turístico nacional e internacional. O Hospitality finalizou ontem (08) com Rodada de Negócios, promovendo o contato direto de operadores de turismo, agentes de viagem, hoteleiros e receptivos, com o intuito de fazer negócios, ampliar a rede de contatos e apresentar novos produtos para incrementar as vendas.
Participaram do encontro Bob Santos (foto), secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, Cláudio Tinoco, secretário Municipal de Cultura e Turismo, agentes de viagem, operadores de viagem, profissionais do ramo de hotéis, pousadas, resorts e hostel, estudantes e presidentes de outras entidades ligadas ao turismo.
Para Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA e anfitrião do evento, o Hospitality Experience é uma oportunidade do trade turístico se aculturar com o novo perfil do viajante e se capacitar.
“O hoteleiro precisa se reinventar. O turismo de hoje não é o mesmo há 10 anos. Estamos vivendo a era das experiências e o turista atual busca algo novo, um pacote mais personalizado, onde ele possa conhecer lugares inusitados, que só os moradores locais frequentam. E a tecnologia pode ajudar os hoteleiros a transmitirem para os seus hóspedes às suas vivências pessoais do destino, através do site do hotel com dicas de gastronomia, lazer e entretenimento, posts no Instagram ou Facebook. Então, este evento tem como intuito atualizar o setor para as mudanças do mercado”, afirmou.
Segundo o superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, eventos como este incentivam o turismo. “O Sebrae apoia toda iniciativa que proporcione desenvolvimento e fomente a economia das micro e pequenas empresas, que são sua grande maioria no turismo. Estar junto a elas faz parte do nosso interesse, incentivando, principalmente, neste momento em que atravessamos uma fase difícil na economia nacional”, declarou.
De acordo com Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, o Nordeste está entre os destinos mais procurados pelos turistas, fomentando a economia da região. “Os nossos operadores associados movimentaram em 2018 no Brasil mais de 13 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano, sendo que deste montante 50% dos pacotes vendidos por nossos associados são para o Nordeste. Então esta região é de extrema importância para a Braztoa, para a economia e para o turismo nacional”, enfatizou.
A programação contemplou diversas ações. No dia 07, com Palestras diversas sobre “Como Congressos e Eventos têm impulsionado o turismo pelo mundo”, ministrada por Damien Timperio, CEO da GL events no Brasil (empresa que vai administrar o novo Centro de Convenções de Salvador na Boca do Rio); “Criptomoedas, do investimento a uma nova forma de recebimento seguro para o turismo” apresentada por David Costa, diretor da Interag e a palestra master “Imersão futurística do turismo 4.0” ministrada pelo empreendedor Dante Freitas; Painéis de Debates, Lounge de Negócios, Experiência Braztoa, Pitchs de Startups e fechando com chave de ouro, um show exclusivo de Tatau, ex-vocalista da banda Araketu, levando integração e confraternização ao público.
Já nesta quinta-feira (08), aconteceu o ponto alto do evento, com a Rodada de Negócios, promovendo o contato direto de operadores de turismo, agentes de viagem, hoteleiros e receptivos, com o intuito de fazer negócios, ampliar a rede de contatos e apresentar novos produtos para incrementar as vendas para a temporada de 2020.
“A Rodada foi uma oportunidade de baixo investimento para os hoteleiros, pois em um único local, estiveram presentes operadoras que realizaram ações de venda do Destino Bahia, principalmente Salvador, com o intuito de gerar negócios e fomentar a economia local. Nesta edição participaram 50 empreendimentos hoteleiros, empresas de receptivo, bares e restaurantes, cerca de 64 operadores de turismo, tornando possível mais de 3.000 reuniões de negócios e uma estimativa de 25 milhões em negociações futuras ao longo de 2020”, complementou Lemos.
Fotos: Nelson Rocha/Portal e Revista Turismo Total