Alagoas deve passar a contar com o retorno de frequências internacionais da Europa, a partir de janeiro de 2020. O aeroporto de Zumbi dos Palmares, em Maceió, deve receber um upgrade de classificação pela Anac e poderá receber aeronaves maiores, viabilizando as rotas.
A novidade é resultado do trabalho em conjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió e do Governo do Estado com a Embratur que, ao longo deste semestre, irá viabilizar as reformas necessárias nas áreas do entorno do terminal, como a remoção de obstruções próximas da pista, para que hajam a mudança de classificação de C para D, que permitirá a operação de aviões como o A320.
Atualmente, o aeroporto da capital de Alagoas conta com uma frequência direta internacional operada pela Gol com destino a Buenos Aires e, durante a alta temporada, recebe voos fretados vindos de Lisboa operados pela Hi Fly.
A mudança de panorama começou com a privatização do terminal para a empresa espanhola, Aena, no primeiro semestre deste ano, após um investimento de R$ 1,9 bilhão na compra de um bloco de aeroportos nordestinos, e está em conversas com a Semtel de Maceió e a Setur-AL.
Segundo Jair Galvão, secretário de turismo de Maceió, o terminal possui estrutura necessária para comportar o aumento no número de viajantes e adiantou, em entrevista exclusiva ao Brasilturis, que está avançando as conversar com a Tap, de olho em um crescimento de dois dígitos no fluxo de europeus. Fonte: Brasilturis.