A terra do reggae e do bumba meu boi recebeu nesta quinta-feira (15/08) o 15º seminário itinerante do programa Investe Turismo, que está percorrendo todo o Brasil com o objetivo de apresentar as ações que impulsionarão o setor no país. No Maranhão, a iniciativa contempla a capital, São Luís, e os municípios de Barreirinhas, Tutóia, Araioses, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves. Ao todo, 30 rotas em todo o país serão contempladas com investimentos na ordem de R$ 200 milhões.
Na abertura do seminário, o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, destacou que esta é apenas a primeira etapa do programa e que outros municípios poderão ser beneficiados. “O Investe Turismo não tem nada em detrimento a determinadas cidades. Historicamente o Brasil tentou avançar com quase 6 mil municípios e não deu certo. A principio serão 158, mas outros ainda virão”, destacou Malab.
Ainda em sua fala, o secretário celebrou o bom momento que o setor vive no país. “Esse governo está envolvido e empenhado com o Brasil. Então, a gente tem que comemorar. Vivemos historicamente programas interrompidos por trocas de gestões e não podemos deixar isso acontecer mais”, acrescentou.
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, citou que o programa vem para qualificar os destinos maranhenses e destacou a importância dos parceiros. “O turista é o maior responsável pela propagação dos municípios. Esta é uma preocupação nossa quando pensamos no setor. Não podemos deixar de dialogar com os agentes doturismo para consertar nossos erros e acertar para que desenvolvamos o turismo”, finalizou.
Para o diretor-superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Barros Filho, o Investe chega para agregar a uma região importante do estado. “Esse programa visa fortalecer uma rota já consolidada, a Rota das Emoções, que tem sido foco de um trabalho intenso do Sebrae nos últimos 14 anos”, afirmou.
INVESTE TURISMO – O programa Investe Turismo propõe a união dos setores público e privado para preparar e promover a o serviço turístico da rota maranhense, que tem como ponto forte o turismo de natureza e o ecoturismo. As rotas turísticas estratégicas são o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos e promoção.