Por Nelson Rocha (Texto e fotos)
As apresentações da Bahia, por parte do secretário de Turismo do estado, Fausto Franco, e da revitalizada capital baiana, mostrada pelo secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, foram aplaudidas na abertura oficial do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 22, no Quality Hotel & Suites São Salvador. Ambos saudaram os participantes desejando-lhes uma boa estadia e, além das palestras e explanações, momentos de emoções foram destaque no primeiro dia do evento.
A empresária Avanir Duran e a professora Carmélia do Amaral, duas damas atuantes do turismo na Bahia, foram homenageadas pela organização do Encontro por dedicação ao longo de anos ao setor.
“Agradeço de coração e sensibilizada a homenagem a mim feita pela Abrajet, além de me possibilitar rever amigos queridos”, disse quase que em lágrimas a segunda, ao receber o troféu criado na forma de uma cruz caída, em homenagem ao ex-secretário de turismo do estado Paulo Gaudenzi.
“Não adianta a gente criar um produto e não ter alguém que fale, que diga, que exponha. Realmente vocês sempre estiveram ao nosso lado. Sempre trabalhamos de mãos dadas”, declarou emocionada Avanir Duran.
Também a explanação do presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, sobre a trajetória e trabalho da entidade, para atrair novos eventos à primeira capital do Brasil, foi outro momento acompanhado com muito atenção pelos participantes do Encontro, que acontece sob o tema “Na terra ou no ar, muita história pra contar”.
No período da tarde o microfone do Encontro, mediado pela radialista Heloísa Braga, foi ocupado pela ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que falou sobre “Turismo na Economia Criativa”, palestra das mais aguardadas pela selecionada plateia. Em seguida, Andréa Magalhães, editora paulista da revista Viagens S/A, e Rafael Bahia, jornalista da plataforma de bordo Vamos Latan, falaram destacando “A Importância da Mídia de Bordo na Escolha do Destino”, outro painel do evento.
“Os jornalistas de turismo são super importantes. Vocês é que divulgam o nosso destino, o nosso trabalho. O que seria de nós sem vocês…É isso.”, pontuou Maria Ângela Carvalho, presidente da ABAV-Ba, uma das representantes do trade turístico presente no auditório Ypê do Quality Hotel.
“É um evento importantíssimo. A gente tem aqui jornalistas especializado no turismo do Brasil e de fora do País, e nós precisamos repercutir pra todo este público especializado a nossa nova Salvador. É uma das formas mais direta e rápida de se atingir uma capilaridade monumental, com pessoas que militam nesta área, profissionais gabaritados que estão no nosso destino Salvador, conhecendo e tendo a vivência da nossa nova Salvador”, declarou Roberto Duran, também presidente do Conselho Baiano de Turismo.
“É óbvio que um Encontro desta natureza ajuda a projetar o turismo da Bahia num ambiente que tem jornalistas do Brasil inteiro e alguns até do exterior. Isto confere ao turismo baiano a importância que ele tem. Eu espero que o governo estadual e municipal valorizem este Encontro, que foi também uma oportunidade muito boa para nós debatermos, tão boa como se fosse com o trade, porque é com os jornalistas, pessoas que veem o turismo de fora, que têm uma visão, um terceiro olho, digamos assim, para o turismo”, enfatizou Domingos Leonelli, que fez uma das palestras mais esperadas do dia, abordando o “”Turismo na Economia Criativa”.
O presidente nacional da Abrajet, Evandro Novak, que se deslocou de Santa Catarina para prestigiar o evento, destacou a importância deste por “mostrar o destino Salvador. Também é importante a Abrajet-Bahia, liderada pelo Gorgônio Loureiro, que faz o segundo Encontro de maneira muito objetiva, trazendo jornalistas de fora para que este destino maravilhoso que já é conhecido, se torne mais. Salvador vai ser muito divulgada e quem ganha é a Bahia, o Brasil, pois estão aqui jornalistas de 14 estados”.
No encerramento, o jornalista e ex-secretário de Turismo de Gravatá (PE), Ricardo Jorge Guerra, comentou sobre o primeiro dia do Encontro: “Excedeu as minhas expectativas. Os palestrantes trouxeram temas absolutamente novos, como A Economia Criativa e o Turismo. A forma de apresentar também foi inovadora, no caso de dois editores de revistas de bordo sob forma de conversa entre eles, uma apresentação da experiência de cada uma das revistas. E nós, no final, tanto nas primeiras como nas palestras seguintes, também transmitimos as nossas experiências. De modo tá a Bahia sempre dando lição ao Brasil, de como fazer o turismo de uma maneira simples e profissional”.
O II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo prossegue hoje, 23, com uma exposição do secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos. A jornada reserva também uma reunião técnica dos integrantes da Abrajet, visita às obras do Centro de Convenções de Salvador, almoço no Restaurante do Hotel Fasano, tour pela cidade, com passagem pelo Santuário de Irmã Dulce dos Pobres e Colina Sagrada do Bonfim. Para encerrar o dia está programado um momento de confraternização na Ceasinha do Rio Vermelho.
Amanhã, dia 24, os jornalistas irão acompanhar e documentar a 50ª Regata Aratu-Maragogipe na Baía de Todos-os-Santos e visitar os municípios de Maragogipe e Cachoeira.
O II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo é uma realização da Abrajet-Bahia, organizado pelo FICET – Fórum Internacional de Comunicação, Ecologia e Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Salvador Destination, Vinci Airport – empresa administradora do aeroporto de Salvador, Sebrae, CBTUR, ABIH-Ba, Fecomércio-Ba e BEPTUR. Para mais informações acesse https://abrajetba.wixsite.com/encontro2