Marcelo Fontes ( Texto e fotos )
O terceiro dia da 3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, que segue a todo vapor, fomentando ideias, soluções e cases de sucesso para o turismo em todos os âmbitos e também para a fatia friendly GLBT, tomou conta da Sala do Conservatório da Praça das Artes, em São Paulo. O painel dedicado ao universo das Empresas dentro da programação, manteve o foco e os olhares para a temática Implementação de Programas de Diversidade e Inclusão. Cada vez mais empresas, instituições e companhias estão implantando na melhor maneira de iniciar esse trabalho, envolvendo seus funcionários, família e comunidade, com o objetivo de estar na crista dos novos tempos, abominando qualquer tipo de preconceito, humanizando, incluindo e educando, para fazer a diferença. Durante toda a manhã os painelistas convidados dividiram suas trajetórias, desafios e potencialidades, através de exemplos de kick-off, benchmarks e boas práticas.
Quem abriu os trabalhos foi a CEO da Siemens Mobility, a administradora Marisilvia Mattedi, uma grande aliada dos LGBT+, com MBA em Finanças. Para ela, a diversidade é um fato e a inclusão uma escolha, dentro do universo empresarial da Siemens, onde a diversidade rende grandes negócios. “É muito importante pra gente evoluir nesses aspectos. Trabalhamos com responsabilidade social, pontuado nos pilares LGBT+, Raça e Etnia, Gênero e PcD”, revela Mattedi, que atualmente lidera o Comitê de Diversidade e Inclusão da Siemens Brasil. Ainda de acordo com a CEO, um dos plus dentro do programa de ações da Siemens está concessão da licença parental para os casais homoafetivos.
Já Kathia Souza, uma das CEO´s da empresa AGCO, do segmento agrícola, com dez unidades na América do Sul e nove no Brasil, também desenvolve ações para incluir a diversidade como pauta principal das relações interpessoais dentro da organização. “Nosso quadro e perfil é típico de uma empresa masculina e estamos sempre buscando uma transformação cultural, querendo que nossos funcionários vistam a camisa e que sejam protagonistas dentro da empresa”, disse a CEO. Na AGCO existe uma Semana da Diversidade, que teve sua primeira edição neste mês de agosto e já marca uma segunda edição para o mês de novembro.
De outro lado, Diego Sosa, COO da Chubb Brasil e forte aliado dos LGBT+, acredita na cultura do respeito. “É preciso engajamento maior nas lideranças empresariais e nos papeis dentro da corporação. Incluindo sempre o quadro de funcionários em um programa de diversidade, para que desencadear novos perfis e soluções”, afirma. O painel foi mediado por João Torres, fundador do Pride Connection Brasil, Gay e advogado e internacionalista e sócio da Consultoria Mais Diversidade.
Encerrando a programação, foi discutido a questão da empregabilidade trans, mediado por Ricardo Sales, Nicholas Gaviria, Thais Toyofuko e Yasmin Vitória. Juntos eles falaram sobre o avanço de algumas empresas na inclusão de lésbicas, gays e bissexuais nos últimos anos. Mas ressaltaram que a questão trans é um forte desafio urgente num país marcado pela violência e onde 90% dessas pessoas atuam na prostituição por falta de outras alternativas. Avanço, desafios e possibilidades para o assunto marcaram o bate-papo.