Exposição em Salvador celebra legado de Leonardo da Vinci

Um artista plástico e cientista que marcou para sempre a história da humanidade. Assim foi o italiano Leonardo da Vinci. Em 2019, 500 anos após sua morte, a exposição ‘O Gênio dos Gênios’ presta uma homenagem a da Vinci por meio de 60 réplicas de suas obras, construídas pelo engenheiro Thales de Azevedo Filho. Pinturas e invenções estão em cartaz e aberta ao público baiano e turistas, até 29 de setembro, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador.
“É uma exposição na qual as pessoas participam, podem pegar nas peças. Quando a gente foi ver o acervo, o que muito impressionou foi a qualidade das peças e a unidade que elas têm. São obras de arte que as pessoas vão adorar e vão conhecer mais sobre Leonardo da Vinci”, explica o diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro.
Exposição “Gênio dos Gênios” em homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci no Palacete das Artes de Salvador. Fotos: Elói Corrêa/GOVBA
A mostra é uma oportunidade de conhecer a trajetória do gênio a partir de suas pinturas, incluindo a Mona Lisa e a Última Ceia, e invenções como as diversas criações náuticas, as máquinas de guerra (como o canhão e a catapulta), os instrumentos de aviação (como a asa delta, o helicóptero e o paraquedas), entre outras invenções que transformaram arte, ciência e tecnologia.
“Eu levei 12 anos fazendo isso porque eu tinha visitado várias exposições do Leonardo pelo mundo todo e observava que algumas peças não tinham sido construídas, a exemplo do anemômetro de cubos cônicos, um testador de resistência de fios, etc. Eu me encantei pela originalidade das peças e pela atualidade delas. Leonardo está vivo. O avião está aí, o stand-up, a boia de salva-vidas, o escafandro e tanta coisa que ele fez que está na atualidade e foi um grande legado que ele deixou”, afirma Thales de Azevedo Filho.
A entrada para exposição é gratuita. O Palacete das Artes funciona de terça à sexta, das 13h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o espaço abre das 14h às 18h.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *