Desde a implantação em 2016, o Road Show Salvador capacitou mais de 7 mil operadores de viagem. A iniciativa, que é uma parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seção Bahia (ABIH-Bahia) com a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), consiste em divulgar o destino Salvador nos principais mercados emissores da América Latina. O Road Show já percorreu 41 cidades brasileiras e estrangeiras até agosto de 2019.
Neste ano, o evento já passou por Aracaju; Paraná; Chile; Salvador e São Paulo e ainda será realizado na próxima semana, de 02 a 07 de setembro, no Uruguai e Argentina. Em outubro e novembro o Road Show acontece em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Brasília, Goiânia, Anápolis e Porto Alegre. O projeto faz parte do conjunto de ações da ABIH-BA para recuperar o fluxo de turistas na capital baiana e tem apresentado resultados, em 2017 a capital baiana apresentou um aumento no fluxo de turistas de 10,25% em relação a 2016 e em 2018 teve um incremento de 4,94% em relação a 2017.
“Estes dados confirmam que o Road Show têm sido muito importante para que Salvador volte a ser desejada como destino turístico. Para isso, estamos capacitando operadores e agentes de viagem dos principais pólos emissores, a fim de movimentar o turismo na capital baiana, buscando exibir as novidades em infraestrutura, mobilidade, lazer e o parque hoteleiro da cidade. A tendência é que nos próximos meses a taxa de ocupação aumente, mesmo com a saída de operação da Avianca”, avalia Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA