Insegurança e higiene rebaixam Brasil em ranking de atração de estrangeiros

Resultado de imagem para brasil pontos turisticosPor Lucas Rezende, G1

Um relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) que aponta os países com maior capacidade de atrair turistas e estão mais preparados para recebê-los apresenta o Brasil na 32ª posição, dentro de um universo de 140 economias.

Fatores como insegurança e higiene puxaram o Brasil para baixo. As riquezas naturais, culturais e o turismo de negócios no entanto, ajudaram a manter uma média.

Publicado a cada dois anos, o “Índice de Competitividade em Viagens e Turismo” compara os dados de 140 países e medem o conjunto de fatores e políticas que permitem o desenvolvimento sustentável do setor de turismo.

A média brasileira é de 4,5 contra 5,4 dos líderes Espanha, França, Alemanha e Japão.

Saneamento e segurança prejudicam

Quando é analisado somente o fator “água e higiene”, por exemplo, o Brasil cai para 69º posição no ranking. O WEF levou em consideração o acesso a água potável e o saneamento como fatores importantes para o conforto e a saúde dos viajantes.

“No caso de turistas ficarem doentes, o setor de saúde do país deve ser capaz de garantir que eles sejam tratados adequadamente”, diz o relatório.

De fato, pelo terceiro ano seguido, caiu o investimento em saneamento básico. Em 2017, o investimento em saneamento básico voltou ao nível de 2011: R$ 11 bilhões.

No Maranhão apenas 30% da população tem saneamento básico, diz CNI — Foto: Reprodução/TV Globo

No quesito segurança, a queda é maior: 124º entre as economias comparadas. Segundo o WEG, “este pilar mede até que ponto um país expõe turistas e empresas a riscos de segurança relacionados principalmente a danos graves a pessoas, como violência e terrorismo”.

Crimes pequenos não foram levados em consideração.

A infraestrutura de transporte aéreo também colaborou com uma média menor. Quando o Fórum analisou até que ponto o Brasil oferece conectividade aérea suficiente para o acesso dos viajantes vindo e chegando, o país alcança a 42ª posição. Neste caso, lideram Canadá e Austrália.

Recursos naturais em alta

Na análise de recursos naturais, o Brasil só perde para o México. O Fórum Econômico Mundial mediu o que chamou de “capital natural disponível”, como paisagem, parques naturais e riqueza de fauna. O desenvolvimento de atividades de turismo ao ar livre também foi levado em consideração.

O relatório também é animador quando considera os recursos culturais à disposição de turistas, como sítios arqueológicos, instalações de entretenimento e conferências.

O Brasil aparece em 9º lugar, acima de Estados Unidos, Austrália, Portugal e Canadá. Na liderança, estão China e França.

Os 10 países mais competitivos em viagens

  1. Espanha
  2. França
  3. Alemanha
  4. Japão
  5. Estados Unidos
  6. Reino Unido
  7. Austrália
  8. Itália
  9. Canadá
  10. Suíça

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *