Livro conta a história de Praia do Forte (BA) como roteiro turístico

Resultado de imagem para praia do forteA história de Klaus Peters é o ingrediente principal do livro “O castelo de Wilhelm Hermann”, do poeta e escritor paraense Achel Tinoco, cuja segunda edição será lançada no dia 14 de setembro, sábado, no Hotel Via dos Corais, em Praia do Forte. A obra, editada pela Garimpo (SP), conta a história da família Peters e o sonho do empresário Klaus em construir seu ‘castelo’, transformando a Praia do Forte em um dos mais importantes polos de ecoturismo do mundo. Tudo isso é narrado no decorrer das 317 páginas, divididas em 23 capítulos, levando o leitor a desbravar histórias importantes, delineando um Brasil desconhecido e não registrado em livros.

 Proprietário dos principais empreendimentos do balneário baiano, o empresário Klaus Peters foi fundador e presidente da Fundação Garcia D’ávila, responsável pela preservação da Reserva de Sapiranga e pelo ordenamento do vilarejo. Recluso, o descendente de alemães não gostava de dar entrevistas nem de ser filmado ou fotografado – daí a importância da obra de Achel Tinoco, por resgatar a trajetória dessa personalidade, por muitos, desconhecida.

 O império se inicia com a chegada do patriarca da família Peters, Martin, no fim do Século XIX. Seu filho, Klaus, nascido no Jardim América, em São Paulo, viajou pelos quatro cantos do mundo, confrontando o passado e o futuro de sua história. Tornou-se um empresário de sucesso, casou-se, teve filhos, descasou-se e casou-se novamente. Em Praia do Forte, ele viveu durante 30 anos, até quase os últimos dias de sua vida. Mas, sem explicação, resolveu vender tudo o que havia adquirido e foi morar em outro país – Panamá, onde morreu em 2011. Personalidades importantes que fizeram parte da história de Klaus Peters também são citadas na obra de Tinoco. São elas: Oscar Niemeyer, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, o conde Francisco Matarazzo, Antônio Carlos Magalhães, Wilson Reis Netto, Ronaldo Medie, Carlos Laranjeira, Garcia D’Ávila, dentre outras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *