Mata de São João (BA) cria ações para integrar setores turístico e agrícola

Por Yordan Bosco

Com o objetivo de agregar os setores produtivos agrícolas da Zona Rural com a cadeia de hotéis, bares e restaurantes do Litoral de Mata de São João, representantes do Sebrae BA e da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri) do município se reuniram na última sexta-feira (3), para discutirem ações do programa Investe Turismo.

Praia do Forte, vilarejo à beira mar de Mata de São João, é um dos destinos mais procurados por turistas que visitam a Bahia. Foto: Rita Barreto 

 

Através da participação da Seagri, o programa provocará uma integração entre os agricultores familiares e os empresários do turismo, para ampliar o elo comercial entre os setores e fortalecer a economia do município. Mata de São João tem uma rica produtividade de agricultura orgânica e as empresas do Litoral demandam um volume muito alto de consumo de diversos produtos.

Uma parceria do Ministério do Turismo com a Embratur e o Sebrae, o Investe Turismo é executado em Mata de São João através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Na Bahia, o programa contempla apenas cinco municípios e garante um amplo pacote de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing.

De acordo com o secretário da Secult Ricardo Matense, o Investe Turismo é um divisor de águas na economia de Mata de São João, porque tem norteado avanços extraordinários nas suas principais atividades econômicas. “É um projeto macro, que visa uma grande integração entre setores e a revisão em pontos muito importantes da gestão”, explica.

Agricultura familiar

A  agricultura familiar do município se integra à cadeia produtiva do turismo. Foto: Eduardo Moody

 

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca Cristiano Magalhães, a ação representa mais uma etapa dos projetos de incentivo à cadeia produtiva agropecuária, sobretudo após as qualificações realizadas em parceria como próprio Sebrae.

 “Estaremos preparando e impulsionando o homem do campo para produzir e distribuir seus produtos, minimizando os custos, garantindo a qualidade e a competitividade de nosso destino turístico, acrescentando nos cardápios produtos próprio da região”, destaca o chefe da Seagri.

Aproximação

O Investe Turismo realizará um seminário sobre produção associada ao turismo no mês que vem, justamente para provocar a aproximação dos setores, apresentar novas alternativas de negócios e linhas de créditos do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

“A intenção é ampliar e integrar a cadeia produtiva. Queremos provocar os hotéis e restaurantes para enxergarem o grande potencial do campo e, com isso, incrementar mais ainda a economia do município”, explica o consultor do Investe Turismo Mata de São João pelo Sebrae BA, Paulo Azevedo.

De acordo com Azevedo, o programa vai começar uma pesquisa de mercado para qualificar e quantificar a demanda do setor turístico e apresentá-la aos agricultores do município. “Neste encontro de outubro, os produtores já irão sabendo do que precisarão e como poderão se planejar para atender uma potencial demanda”, diz Azevedo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *