A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou, nesta quinta-feira (5), em Brasília, as ações promocionais de divulgação dos destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. O objetivo é trazer resultados econômicos concretos para o País.
O diretor de Marketing e Relações Públicas do instituto, Osvaldo Matos de Melo Júnior, responsável por apresentar as campanhas, falou sobre a nova marca de promoção, que tem a bandeira do Brasil como mote principal, e não poupou críticas às políticas de Turismo realizadas por governos anteriores. “A antiga Marca Brasil não trouxe nada para o País. Não promoveremos mais o Brasil da tanga, do biquíni, da caipirinha e das favelas. Temos um País moderno, das grandes cidades e grandes eventos, dos agronegócios, das atividades religiosas”, destacou Osvaldo.
Melo Júnior também falou sobre a falta de recursos para realizar a promoção e comparou o Brasil com outros destinos do mundo. “Temos um orçamento anual de US$ 8 milhões enquanto o México, por exemplo, dispõe de US$ 400 milhões”. Mas as expectativas por novas perspectivas são grandes. “Temos um rebanho de austeridade sem perder a qualidade. Nossa expectativa é dobrar o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil até o fim do governo Jair Bolsonaro”, complementou.
AS AÇÕES
Uma das ações que a Embratur aposta para alavancar o turismo internacional é o programa voluntário “Embaixador Honorifico do Turismo Brasileiro”. Os representantes, escolhidos pela relevância em sua área de atuação, receberão materiais de promoção internacional do Turismo brasileiro, a fim de influenciar os turistas internacionais a visitarem o Brasil.
Osvaldo Júnior defendeu os critérios adotados pela Embratur na escolha das personalidades, que até então, são: Amado Batista, Ronaldinho Gaúcho, Bruno e Marrone, Renzo Gracie e Richard Rasmussen. Novos dez nomes ainda serão divulgados. “O instituto seleciona personalidades reconhecidas em suas atividades, e que possam ser multiplicadores da cultura, da natureza e dos atrativos brasileiros e, dessa forma, ajudar a incrementar o fluxo de visitantes no País”, explicou o diretor.
Considerada pelo gestor como “a maior campanha mundial que o Brasil já fez”, o projeto “Brasileiro, traga +5”, é mais uma das apostas. O “Rei do Rolê” é uma espécie de reality show no Brasil. A ideia é selecionar um estrangeiro para visitar os mais diversos destinos durante 30 dias. O ganhador, ao atender todos os requisitos do concurso, como o número de seguidores em suas redes sociais, vai percorrer o País. Ele será acompanhado por uma equipe da Embratur, que irá registrar desde o momento em que deixar a residência, até o final do percurso.
As imagens serão divulgadas em uma rede social criada especificamente para o programa, além de ter conteúdo divulgado nas mídias do vencedor, da Embratur, da imprensa internacional, como influenciadores digitais e mídias programáticas, e parceiros da promoção, bem como brasileiros que vivem no Exterior.
Outro projeto será voltado para países do Cone Sul. A ideia é atrair turistas, principalmente, da Argentina e do Chile, com foco na região Nordeste. Argentinos e chilenos ocupam a lista dos turistas que mais visitam o Brasil.
Segundo o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a solenidade, que aconteceu na sede do instituto, foi para marcar o Turismo como resgate ao patriotismo brasileiro. “Nosso objetivo é estimular o setor, movimentar a economia, gerar emprego e renda, e fortalecer o patriotismo no Brasil. A priorização do Turismo e a constante menção ao potencial do setor nos discursos do presidente Jair Bolsonaro são emblemáticas. O Turismo, pela primeira vez, está na ordem do dia da pauta política e econômica do Brasil”, afirma.