A Vila de Santo Inácio, no município de Gentio do Ouro, interior do Estado, é destaque do Globo Repórter, da Rede Globo. O programa vai ao ar na noite desta sexta-feira (13), após a novela A Dona do Pedaço.
Com tema “Bahia Desconhecida”, a reportagem visitou locais do interior baiano que não são conhecidos pela população e que possuem histórias curiosas. É o caso da Vila de Santo Inácio, conhecida por “Cidade de Pedras” ou a “Cidade Perdida do Brasil”.
A região fica na rota turística da Chapada Velha, na Chapada Diamantina. Para as gravações, a equipe de reportagem do programa ficou no município durante quatro dias. Além da Vila, outras localidades da Bahia também aparecem como fontes de mistérios e belezas extraordinárias.
História
O mistério da cidade gira em torno do Manuscrito 512, um documento do Brasil Colonial, guardado na Fundação Biblioteca Nacional, que indicava o mapa de uma cidade perdida no centro do Brasil.
O manuscrito, datado de 1754, descreve uma cidade descoberta pelo bandeirante Moribeca. A sua localização, no entanto, é descrita em sinais codificados. Assim, restou aos pesquisadores buscar características semelhantes em cidades pelo país.
Muitas dessas descrições parecem coincidir com a Vila de Santo Inácio, de acordo com o publicitário Oscar Guedes, como a arquitetura local, o riacho, a cachoeira, dentre outros aspectos que podem ter se perdido ao longo do tempo.
Há anos o documento desperta o interesse de pesquisadores e aventureiros que buscam a localização real da tal cidade. A curiosidade inspirou obras de arte como o livro “As Minas de Prata”, de José de Alencar, e “As Minas do Rei Salomão”, de Rider Haggard.