O município de Camaçari conta com 42 quilômetros de praias, que vão de Busca Vida até Itacimirim. Uma delas é famosa por receber turistas de muitos estados brasileiros e países sul-americanos, a de Guarajuba, que passa a fazer parte de uma seleta lista de 14 praias que receberam a Bandeira Azul, símbolo de que ali se preserva o meio ambiente. É a segunda praia baiana a receber a certificação. Criado na França em 1980, o programa que confere a bandeira é considerado um dos rótulos ecológicos voluntários mais reconhecidos do mundo. Ela é ofertada pela Foundation for Environmental Education (FEE), representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O selo só é dado após aprovação de um júri internacional, realizado em Copenhague, na Dinamarca, para certificar .praias, marinas e operadores de embarcações de turismo sustentável que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. A cerimônia de hasteamento da bandeira está marcada para o dia 15 de novembro e contará com representantes do comitê nacional da FEE e do IAR.
Para receber o selo, a praia de Guarajuba passou por um rigoroso processo de pré-requisitos que durou um ano e meio. Qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança foram alguns dos critérios avaliados. De acordo com o secretário municipal de Turismo de Camaçari, Gilvan Souza, a Bandeira Azul representa um olhar a nível mundial para o município. Segundo ele, a partir de agora, o maior desafio da gestão municipal é o de garantir a manutenção desse selo, que passará a ser auditado anualmente.
“Pretendemos dar condição de conhecimento a todos os moradores de nosso município e elevar o grau de conscientização para garantir que todos fiquem sabendo a importância dessa bandeira, que possibilitará um acréscimo de 30% de frequência de turistas nacionais e internacionais na nossa costa marítima”, previu. Ainda segundo o secretário, a ideia é a de que os requisitos exigidos para a certificação sejam multiplicados por todas as praias da costa da cidade, para gerar uma nova perspectiva de crescimento para o município.
PROCESSO TÉCNICO
Responsável pela pesquisa, planejamento e atividades ligadas ao turismo na cidade de Camaçari, o turismólogo Pablo Nogueira, acompanhou de perto o processo de escolha de Guarajuba como símbolo de preservação ambiental. “Foi um processo basicamente técnico. Foi feito uma observância estrutural, além de outro fator que foi muito importante, que é a capacidade de aglutinar todos os atores, que são as associações de moradores e de condomínios, que contribuíram bastante para que isso ocorresse. Sem falar no simbolismo para o turismo, tendo em vista que Guarajuba desponta como um dos nossos principais cartões postais de sol e praia. Guarajuba saiu em vantagem em relação a isso”, explicou.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Camaçari, Joel Pereira, concorda que a conscientização das associações de moradores e de condomínios de Guarajuba foi fundamental para a escolha da localidade para receber a Bandeira Azul. Segundo ele, o processo de hasteamento é somente um dos procedimentos de mudança que passam pela responsabilidade dos gestores e moradores locais. “Seremos conhecidos no mundo como uma paria que possui uma qualidade da água, segurança e acessibilidade. Precisamos nos orgulhar dessa bandeira, pois teremos um crescimento de turismo de qualidade na região. É uma responsabilidade nossa, e uma vez hasteada, não podemos correr o risco de perde-la”, ressaltou. Fonte: Correio da Bahia.