Salvador comemorou a passagem do Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta sexta-feira (27), em grande estilo. A capital baiana ganhou a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que foi entregue pelo prefeito ACM Neto. O novo endereço do prédio, que também abriga a Empresa Salvador Turismo (Saltur), é na Rua da Argentina, nº 341, no bairro do Comércio, próximo ao Hub Salvador. Na mesma oportunidade, foi lançado o vídeo “Follow the Music”, campanha internacional de promoção turística da cidade.
Com cerca de 1.600 m² planejados em seis andares, incluindo um piso térreo e um mezanino, o espaço totaliza 50 salas para receber os servidores municipais. A nova sede faz parte do programa #vemprocentro, que visa, entre outras ações, a transferência de 80% dos órgãos públicos municipais para o Comércio até dezembro deste ano.
“Estamos aqui hoje muito próximos a uma obra que inauguramos há poucos dias, que foi a requalificação da Rua Miguel Calmon. A Praça da Inglaterra também está renovada e a Praça Deodoro segue em obras. Em outubro, daremos a ordem de serviço para a restauração da Casa dos Azulejos, onde funcionará um forte equipamento cultural da cidade. Estamos mudando inteiramente a cara do Centro Antigo”, disse o prefeito, que estava acompanhado do titular da Secult, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington.
ACM Neto disse ainda que esteve em Brasília e já obteve a autorização do Ministério da Infraestrutura para exploração de mais uma área no Porto da Cidade, onde será implantado o Polo de Economia Criativa. “É um conjunto de investimentos que a gente tem certeza que vai deixar um legado econômico, com geração de emprego e movimentação da economia dessa região”, assinalou.
Estratégia
Para Cláudio Tinoco, a instalação da Secult, na região do Comércio, foi uma iniciativa estratégica. “Agora, estamos bem perto das principais referências culturais de Salvador. Aqui em nossa frente, temos a a Baía de Todos-os-Santos, por onde chegaram mais de 300 mil turistas esse ano. Mais adiante, lá em cima, temos a Casa do Carnaval e todo o Centro Histórico. A Secult é mais secretaria que chega no Comércio para valorizar toda essa região e esses equipamentos”, salientou.