Na manhã desta terça-feira (01) foi realizado o Cerimonial à Bandeira Comentada, na sede do Comando do Segundo Distrito Naval (Comércio), para 120 estudantes do Colégio da Polícia Militar do Lobato.
Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, o objetivo é tornar este evento um atrativo para estudantes, população local e turistas, “considerando a riqueza do ritual e a beleza do local, que tem alguns cartões-postais da cidade ao seu entorno, como a Baía de Todos-os-Santos, o Forte de São Marcelo, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia”, concluiu Franco, que estava acompanhado dos secretários Jerônimo Rodrigues (Educação) e Arany Santana (Cultura).
O almirante André Luiz Silva Lima, anfitrião do evento, destacou a importância dessa integração entre a sociedade civil e a Marinha, “para que a população passe a conhecer melhor o trabalho realizado por nós, até porque a Marinha é do Brasil, ou seja, é de todos nós”, concluiu o Almirante.
A cerimônia é uma aula de história que vai sendo contada à medida que os rituais vão acontecendo. Desde a forma geométrica da bandeira, suas cores, passando pelo surgimento do culto à bandeira, que é mantida como uma tradição naval, sendo símbolo de respeito e devoção, e que cada gesto tem seu significado específico.
A apresentação começou com o pelotão da Ordem Unida Silenciosa, que realizou movimentos sincronizados com o fuzil. Em seguida, a Banda dos Fuzileiros navais executou composições clássicas da MPB; na sequência, começou a cerimônia da bandeira propriamente dita (foto), com os comentários feitos por um oficial da Marinha.
Ao finalizar o evento, o almirante Silva Lima recepcionou os estudantes, conversou com eles e os acompanhou para uma breve visita pela Marinha.
Fotos: Divulgação/Setur-Ba