Os principais projetos da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) para a dinamização da atividade turística no Estado foram apresentados pelo secretário Fausto Franco à classe publicitária, na tarde desta terça-feira (1º), na agência Morya (Marina Contorno). Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Abap-BA, o encontro fez parte do ciclo de palestras ‘O Desenvolvimento Social e Econômico de Salvador e da Bahia’.
Na apresentação, Fausto Franco citou negociações que vêm sendo feitas para ampliar a malha aérea do Estado, uma das ações prioritárias da Setur para atrair mais turistas à Bahia. “O Governo do Estado fez acordo de redução do ICMS com as companhias aéreas, e como resultado teremos 215 novas frequências até novembro”, anunciou.
Entre as novidades está o acordo feito com a empresa chilena JetSmart para a operação de três voos semanais low cost (de baixo custo) entre Santiago no Chile e Salvador, a partir de 27 de dezembro. Também estão sendo acertados novos voos comerciais para as regiões de Morro de São Paulo, Boipeba e Barra Grande.
A promoção da Bahia em eventos e feiras nacionais e internacionais foi mencionada pelo secretário como outra ação fundamental para o aumento do fluxo turístico. Como exemplo, citou ações promocionais junto ao público norte-americano, em Nova York e em Miami, além da participação recente na Abav, em São Paulo.
“Até o final do ano vamos participar de outros eventos importantes como a FIT, em Buenos Aires; o Salão do Chocolate, em Paris; o WTM, em Londres; e o EBTM, em Barcelona; dentre outros”, anunciou.
No encontro, Fausto Franco abordou também assuntos e projetos, como a reformulação do site promocional bahia.com.br; o naufrágio controlado do ferry-boat Agenor Gordilho, no dia 19, para reforçar o turismo subaquático; as perspectivas de crescimento do turismo religioso com a Canonização de Irmã Dulce; a ação para que os sinos das igrejas do Centro Histórico toquem ao meio-dia e às 18 horas; e a negociação com a iniciativa privada para a realização de novos empreendimentos em imóveis antigos também no Centro Histórico.
O projeto Revive, para a recuperação do patrimônio arquitetônico do Estado, e o Prodetur, que investe em obras de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos, foram outros tópicos da palestra do secretário Fausto Franco com os publicitários.
Ao final da apresentação, foi aberto o diálogo, envolvendo questões como turismo no interior, consumo interno, mercados emissores, pesquisa de dados estatísticos e assuntos relacionados com o agroturismo, dentre outros.