A Salvador Destination foi responsável por confirmar para a capital baiana 99 eventos, que geraram um fluxo extra de 60 mil turistas, com 240 mil pernoites na rede hoteleira e um incremento na economia local de R$ 288 milhões, nos últimos quatro anos. Além disso, a entidade já garantiu outros 18 eventos até 2024. Os números foram divulgados na noite deste terça-feira, 1º de outubro, em evento que reuniu o trade baiano para comemorar o Dia Mundial do Turismo, no Wish Hotel da Bahia.
“Com a inauguração do novo Centro de Convenções e a reforma e ampliação do aeroporto da cidade, nossa expectativa de crescimento é muito positiva. Estamos trabalhando para que Salvador volte a ocupar a terceira posição nacional no turismo de eventos”, frisou o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran. Na realização de congressos internacionais, conforme critério ICCA – International Congress and Convention Association, a capital baiana já começa a despontar também. A cidade pulou da 7ª. posição em 2016, para a 5ª em 2018. Considerando todos os destinos no mundo, Salvador subiu 120 posições. Com 52 associados, a Salvador Destination é a única entidade do Norte e Nordeste do país a participar da ICCA, a mais importante associação mundial de congressos e eventos.
“Esse grande investimento, que é o Centro de Convenções, vai colocar Salvador de volta na recepção de importantes eventos nacionais e internacionais e a Salvador Destination terá um papel fundamental nesse processo”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Claudio Tinoco, adiantando que já estão confirmados quatro grandes eventos internacionais para serem realizados no novo empreendimento em 2020. A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult, é a principal parceira da Salvador Destination.
AÇÕES ESTRATÉGICAS
Nos últimos quatro anos, a Salvador Destination trouxe para a capital baiana mais de 80 operadores de turismo do país, 60 presidentes e dirigentes de entidades nacionais, 40 empresas do segmento Visitors e mais de 30 jornalistas de turismo do Brasil e do exterior. O objetivo foi apresentar a infraestrutura para eventos da cidade, ações que se mostraram efetivas a partir do volume de congressos confirmados para a capital baiana.
Dentro das estratégias para ampliar o volume de congressos na cidade também estão incluídos encontros e networking com representantes de entidades locais dos mais variados segmentos, capacitação de funcionários da rede hoteleira e participação nos principais eventos nacionais e internacionais de turismo. Só este ano, a Salvador Destination distribuiu mais de 50 mil mapas de Salvador, Centro Histórico, Costa de Itapuã, além de um roteiro cultural de 5 dias na cidade.
O presidente do Visite São Paulo e Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos), Toni Sando, convidado a palestrar no encontro, ressaltou a importância da participação de todos para o fortalecimento do destino e a atração de mais turistas, assim como o cuidado que se deve ter ao receber o visitante. “Temos que proporcionar ao visitante uma experiência emocional para boas memórias”, afirmou. No Dia Mundial do Turismo, a Salvador Destination prestou uma homenagem em memória ao seu ex-presidente Paulo Gaudenzi, falecido em fevereiro último, e responsável por fazer da Bahia um dos principais destinos turísticos do país.