A fama de Portugal entre turistas brasileiros não surpreende a ninguém. Talvez sua principal colônia no passado, a influência lusitana deixou adeptos fiéis no Brasil quando o assunto é viajar ao Velho Continente. É por esse e outros motivos que, de acordo com o Turismo Centro de Portugal, o brasileiro é a quarta nacionalidade que mais visita cidades da região central do país.
De acordo com Pedro Machado, presidente da comissão executiva do Turismo Centro de Portugal, a atividade turística na região age em três frentes principais: turismo religioso, turismo cultural e enoturismo.
“A parte central do país tem média de sete milhões de pernoites por ano – dos quais, 200 mil são apenas de brasileiros. Temos atrações estratégicas que mantém o fluxo positivo. Para religiosos, a cidade de Fátima recebe maiores atenções. Aos que desejam cultura, as cidades de Coimbra, Batalha e Aveiro, por exemplo, são repletas de história e charme. Por fim, os vinhos de Dão, Bairrada, Tejo e Lisboa compõem o cardápio do viajante”, explicou Machado.
O executivo citou ainda o turismo de aventura, ou turismo ativo, como quarta força para levar visitantes ao país. Além do Brasil, a lista de principais emissores de turistas ao centro português conta, nesta ordem, com a própria Portugal, seguida de Espanha e França.
Fonte: Brasilturis